Campus do Araguaia promove III Semana Científica

AIII Semana Científica do campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será realizada no período de 25 a 29 de novembro e vai reunir  mostras de cursos, extensão e pesquisa. Com essa terceira edição, o evento fixa-se no calendário acadêmico da UFMT como uma importante ação universitária, destacando as atividades desenvolvidas tanto no Campus do Araguaia como na UFMT, para a região do Vale do Araguaia. A Terceira Semana Científica compreende dois momentos: a realização da Mostra de Cursos, nos dias 25 e 26 de novembro, e a Mostra de Pesquisa e Extensão, nos dias 27 a 29 de novembro, quando ocorrerão comunicações orais e sessões de pôsteres dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, mesas de debates e palestras. Além da Mostra de Cursos, nos dias 25 e 26 serão oferecidos diversos minicursos nas áreas tecnológicas, de saúde e humanas. As atividades da mostra serão realizadas na unidade II – Barra do Garças/MT, do campus do Araguaia, nos períodos matutino, vespertino e noturno, com abertura oficial, às 19 horas, do dia 25 de novembro. Acesse aqui o site do evento.

 

Seminários de Agricultura Tropical prosseguem até sexta-feira

O III Seminário da Pós-Graduação em Agricultura Tropical e o I Simpósio de Resíduos e Matéria Orgânica no Solo (Simreo) começaram na manhã desta segunda-feira (11). A abertura contou com palestras sobre Incubação de empreendimentos econômicos solidários (associações e cooperativas) e Agricultura de Baixo Carbono em Agroecossistemas Tropicais. Realizados no auditório do Programa de Pós-Graduação em Agricultural Tropical (PPGAT), da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famevz), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os eventos acontecerão até o dia 14 de novembro. Promovidos pelo PPGAT e pelo Grupo de Estudos de Resíduos e Matéria Orgânica no Solo (Germos), os seminários prosseguem na tarde de hoje e na tarde de amanhã com minicursos.

Na manhã desta terça-feira, a programação engloba palestras sobre Modelagem de erosão em sistema de plantio e convencional, Modelagem Hidrológica e balanço de nutrientes e carbono em nível de bacias e microbacias hidrográficas e Manejo de Pastagens em Sistemas Integrados. As atividades contam com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, assim como profissionais do mercado. Estão presentes professores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A programação completa pode ser vista na página do PPGAT.

Mostra Universitária de Audiovisual comecou nesta segunda-feira na UFMT

A tradição das benzedeiras, projetos de intervenção urbana, o uso de drogas, os agrocombustíveis e relatos sobre o universo acadêmico. Estas são algumas das abordagens que estão no foco dos realizadores, cujos filmes integram a programação da 12ª Mostra Universitária de Audiovisual Nacional que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O evento vai contar com exibições de filmes diárias, a partir das 19h, além de oficinas, shows e um debate, no dia 14 de novembro, das 9h às 12h. Na ocasião, produtores independentes, coordenadores de cineclubes e idealizadores de projetos voltados ao fomento do Cinema, discutiram “O Lugar do Audiovisual e do Cineclubismo nas Universidades”.

O supervisor do Cineclube Coxiponés, uma das frentes da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, Moacir Barros, destaca nesta edição, a presença expressiva de trabalhos mato-grossenses. “Como a mostra é nacional, normalmente temos mais trabalhos de outros estados como origem, porém, neste ano, a maior parte das produções é local, com uma participação expressiva dos alunos de Jornalismo, do Campus de Barra do Garças”, destaca. Segundo ele, entre os vídeos selecionados estão aqueles voltados a temas diversos que figuram entre a ficção e o registro. “Mas a predominância de documentários é notável. Muitos deles se voltaram a revelar personagens do cotidiano das cidades, das histórias de pessoas comuns”.

A mostra já é uma tradição da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como meta estimular o desenvolvimento de materiais audiovisuais e cinematográficos entre jovens realizadores e amantes do cinema como expressão cultural, com foco na participação de universitários. De acordo com o pró-reitor da Procev, Fabricio Carvalho, a Mostra de Audiovisual Universitário se configura como um recorte importante do cenário audiovisual brasileiro. “O foco é o que universitários e técnicos estão produzindo. É aí que vamos de encontro às tendências e linguagens do cinema atual”, diz. Na Categoria Universitária são contemplados o melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor experimental e melhor filme universitário eleito pelo júri popular. Na categoria Independente, o júri oficial da mostra premia o melhor filme dentre os inscritos. Confira a programação e as sinopses dos filmes. Mais informações pelo (65) 3615-8377 ou

UFMT realiza I Semana de Engenharia Elétrica, em novembro

Com o tema “Praxis de ensino pesquisa e extensão enraizada em sua realidade social”, o Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vai realizar a I Semana de Engenharia Elétrica, no período de 5 a 8 de novembro, no auditório João Barbuino Curvo Neto, bloco A/FAET, campus de Cuiabá.O objetivo é congregar professores, alunos, técnico-administrativos e comunidade em geral para discutir a prática do trabalho acadêmico e indicar encaminhamentos para o departamento e o curso de Engenharia Elétrica com a perspectiva de construir/consolidar atividades de ensino, pesquisa e extensão enraizadas em sua realidade social.

Durante a semana, serão realizadas palestras sobre os seguintes temas: “O planejamento da expansão da indústria de eletricidade brasileira, especialmente, a região da Amazônia”;  “A indústria de eletricidade em Mato Grosso: contexto atual e perspectivas”, “Qualidade de Energia: o cenário hodierno, desafios e perspectivas”; e “Sistemas Elétricos de Potência: é a área de vocação social do curso de Engenharia Elétrica da UFMT?”.

No “Espaço do ‘estado da arte’ do curso/Departamento de Engenharia Elétrica” serão realizados sete seminário sobre os seguintes temas: “A prática pedagógica e o planejamento das áreas: Ciência e Tecnologia; Eletromagnetismo e Circuitos Elétricos”; “A prática pedagógica e o planejamento das áreas: Eletrônica  –    Controle; Conversão de Energia  – Indústria da Eletricidade; e  Eletrotécnica”; “A prática pedagógica e o planejamento da área de Telecomunicações”; “A prática pedagógica e o planejamento da área de Sistemas Elétricos de Potência”;  “O planejamento e a experiência das atividades de estágio supervisionado e dos trabalhos de conclusão de curso”; “O planejamento e a  experiência  dos programas de bolsas para discentes no curso de Engenharia Elétrica: bolsa monitoria; bolsa  permanência; bolsa iniciação científica; e bolsa do Programa Educação Tutorial (MEC/UFMT)”; “O planejamento e a experiência das atividades de pesquisa”; e “O planejamento e a experiência das atividades de extensão”.

Os seminários serão apresentados pelos professores das disciplina das áreas, pesquisadores e professores extensionistas. No dia 8 de novembro, serão realizadas plenárias de discussão para elaboração e aprovação do documento com os encaminhamentos decorrentes dos debates sobre as práticas de planejamento pedagógico de ensino, pesquisa e extensão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8780. Confira a programação completa.

Acesse o blog para mais informações.

Redução da maioridade Penal é o centro de debates em Seminário na UFMT

Começa nesta segunda-feira (29), às 19h30, o VIII Seminário sobre Segurança Pública com o tema “Redução da Maioridade Penal: Polêmicas e Proposições”. O evento, em sua oitava edição, ocorre até o dia 30 de outubro no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com vasta programação.  Após a abertura oficial serão apresentadas cenas do filme “De Menor”, pela Cineasta Caru Alves de Souza, vencedora do Troféu Redentor, melhor longa-metragem de ficção no Festival de Cinema Rio 2013. Às 20h30 será proferida a palestra “Redução da maioridade penal: polêmicas e proposições”, pelo professor Paulo Cesar Duarte Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) doutor em Educação, atuação no campo dos direitos da criança e do adolescente. O Seminário é organizado pelo Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCi), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso. Durante três dias, promoverá discussões sobre variadas opiniões em relação ao tema, com juristas, legisladores, estudiosos do assunto e autoridades ligadas diretamente à questão da segurança pública e violência. A programação inclui mesas-redondas com as temáticas “Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: a função da pena”, “Redução da Maioridade Penal: papel da mídia”, “A Atuação do Legislativo e do Judiciário frente às questões da adolescência e o conflito com a lei” e “Família, adolescência e violência – a proteção sociojurídica”. O objetivo é que esses debates fortaleçam a defesa da garantia dos direitos da criança, contribuindo para uma sociedade mais justa, protegida e democrática, observam os organizadores. “Entendemos que este debate precisa ser aprofundado e melhor compreendido por parte dos políticos, dos gestores do sistema de proteção à criança, dos meios de comunicação, educadores e pela própria sociedade.” Com as discussões procura-se, ainda, sensibilizar acerca da necessidade do fortalecimento “das políticas públicas que não se resumam ao encarceramento e ao estado de justiça penal”. Confira a programação completa. Mais informações

Abertas inscrições para II Seminário Regional de Humanidades

Alfabetização, movimentos sociais, diálogos e linguagens contemporâneas, comunicação escolar e formação de professores são alguns dos temas que serão discutidos no II Seminário Regional de Humanidades (SerHum).  O evento acontecerá no campus de Rondonópolis de 04 a 08 de novembro e está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro, pelo site da Fundação Uniselva, no valor de 40 reais. Este ano o tema é “Diálogos e Relações de Poder”. A cerimônia de abertura tem como convidado o professor da Universidade de Lisboa, Jorge Ramos, que falará sobre “Educação e Diálogos”. O Seminário é organizado pelos cursos de graduação e pós-graduação das Ciências Humanas da UFMT, em parceria com o Centro de Formação de Professores (Cefapro) da Secretaria de Estado de Educação. Confira a programação completa.

VIII Seminário sobre Segurança Pública começa segunda

Começa nesta segunda-feira o VIII Seminário sobre Segurança Pública com o tema “Redução da Maioridade Penal: Polêmicas e Proposições”.  O evento, em sua oitava edição, ocorre até o dia 30 de outubro no Centro Cultural da UFMT, com vasta programação. Ao longo de três dias acontecerão discussões sobre variadas opiniões em relação ao tema, como de juristas, legisladores, estudiosos do assunto e autoridades ligadas diretamente à questão da segurança pública e violência.

O seminário busca, ao tratar deste assunto, incitar debates que fortaleçam a defesa da garantia dos direitos da criança, contribuindo para uma sociedade mais justa, protegida e democrática. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Paulo Cesar Duarte Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que também compõe a Equipe Socioeducativa da Escola de Conselhos. Também serão exibidos na abertura do evento trechos do longa metragem “De Menor”, da cineasta paulista Caru Alves de Souza, que abordará a temática pelo viés artístico.

A programação inclui também mesas-redondas com as temáticas “Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: a função da pena”, “Redução da Maioridade Penal: papel da mídia”, “A Atuação do Legislativo e do Judiciário frente às questões da adolescência e o conflito com a lei” e “Família, adolescência e violência – a proteção sociojurídica”. O evento é organizado pelo Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCi), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso.

Confira a programação completa.

Mais informações pelo telefone: (65) 3615-8033 Ramal: 225

Submissão de trabalhos à 1ª Semana de Geografia do Araguaia vai até o dia 20

A 1ª Semana de Geografia do Araguaia (SemaGeo Araguaia)  será realizada de 29 de outubro a 1º  de novembro de 2013 no Campus Universitário do Araguaia – Unidade II, que fica em Barra do Garças.  Os trabalhos científicos a serem apresentados no evento podem ser enviados até o dia 20 de outubro, nas modalidades de Resumo Expandido ou Trabalho Completo, informa a Comissão Organizadora. As inscrições com ou sem trabalhos podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário  específico e envio do comprovante de pagamento no blog da SemaGeo Araguaia, link inscrição.

Também foi prorrogado o prazo para envio de propostas de minicursos ou oficinas, o que agora pode ser feito até o dia 20 de outubro de 2013. A inscrição nos minicursos, oficinas e trabalhos de campo será realizada durante o  credenciamento, no dia 29 de outubro. O tema central da 1ª SemaGeo Araguaia  é “Geo-graphias e Geograficidades”, segundo a Comissão Oganizadora, por “ abranger os estudos e as práticas geográficas, considerando o processo histórico que desencadeou a atual organização do espaço geográfico da região do Araguaia, em especial da conurbação que envolve os municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia em Mato Grosso e Aragarças em Goiás”.  A programação do evento pode ser conferida no blog do evento. Em caso de dúvida ou para mais informações o endereço eletrônico  é emageo.araguaia@gmail.com

Abertas inscrições para mostras da Permanência e da Prae

Está aberto, até o dia 23 de outubro, o prazo para inscrições de trabalhos de estudantes bolsistas à IV Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, que será realizada no período de 4 a 8 de novembro. Paralelamente serão realizadas a III Mostra da Permanência e I Mostra da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae). O resultado dos trabalhos aceitos será divulgado no dia 28 de outubro.

Podem se inscrever os estudantes vinculados aos  programas de Bolsa Permanência, de Inclusão Indígena (Proind), de Apoio à Inclusão e de Estudantes -convênio de graduação (PEC-G). Os trabalhos devem ser sobre experiência e/ou prática de ensino-aprendizagem; pesquisa científica; relato de atividade de extensão; estudos de caso; outros os indicados pelo supervisor/orientador. Os estudantes interessados devem fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico disponível na página da Prae ou clique aqui.

Também deve enviar o resumo formatado de acordo com modelo indicado na Chamada Interna 01/PRAE/UFMT/2013 para o endereço eletrônico mostraprae2013@gmail.com. Todos os trabalhos serão apresentados em formato de pôster. Acesse aqui

Abertas inscrições para 1º Seminário Cenários Estratégicos de MT

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT) vai realizar, no dia 21 de outubro, às 13h30, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o 1° Seminário Cenários Estratégicos de Mato Grosso. A proposta é reunir todos os protagonistas das áreas da gestão municipal, da gestão estadual e federal em Mato Grosso, as instituições públicas e privadas representativas de setores organizados da economia e da sociedade, assim como universidades, profissionais liberais, pesquisadores públicos e privados, e cidadãos interessados, para o conhecimento e debate dos principais cenários atuais e de um futuro próximo. Diante da relevante e crescente importância de Mato Grosso dentro da economia brasileira, o seminário tem o intuito de levantar as percepções possíveis para o desenvolvimento do Estado e o seu planejamento estratégico. O evento contará com a presença do ministro-conselheiro de Relações Comerciais da Embaixada da China, Wang Qingyuan, que virá debater as relações e demandas comerciais da China com o Estado, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), João Carlos Parkinson de Castro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e terá como mediadora a jornalista Mônica Waldvogel. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.cenariosmt.com.br. (Da Assessoria)