Renata Pereira da Silva

e-mail: renatinharps@hotmail.com

Dissertação de Mestrado: Uso de coprodutos da lavoura e do biodiesel na produção de bovinos

Doutoranda em Ciência Animal (2013)

Projeto : 

Orientador: Joanis Tilemahos Zervoudakis

Área de Concentração: Produção e Nutrição de Ruminantes

Currículo Resumido: Mestre em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – PPGCA/UFMT (2013). Graduação em Medicina Veterinária também pela UFMT. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente em suplementação, coprodutos e forragem.

 

Adelice Minetto Sznitowski

e-mail: adeliceadm@gmail.com

Dissertação de Mestrado: Engenharia de Produção

Doutoranda em Administração

Projeto:Novas tecnologias e sua assimilação no agronegócio do Centro oeste brasileiro

Orientador: Yeda Swirski de Souza

Área de Concentração: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Currículo Resumido: Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009), doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professor dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)

 

Adevaldo Rosa de Lima 

e-mail: l.adevaldo@gmail.com

Dissertação de Mestrado: O CATOLICISMO DOS FAVORECIDOS E O CATOLICISMO DOS DESFAVORECIDOS DOS BAIRROS EM ALTO ARAGUAIA, MATO GROSSO.,Ano de Obtenção: 2001.

Orientador: Joanis Tilemahos Zervoudakis

Doutoranda em Ciência Animal (2013)

Projeto: Hebarmas e a Educação; um projeto de emancipação

Área de Concentração: Ciências Humans

Currículo Resumido: possui graduação em Filosofia – Faculdades Integradas de Uberaba-MG (1987) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi professor pela Secretaria do Estado de Educação de Goiás por oito anos no Ensino Fundamental, Médio e Magistério. Foi professor da Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso por seis anos no Ensino Fundamental, Médio e Magistério e professor da Secretaria Municipal de Educação do Ensino fundamental por dez anos. Tem vasta experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação e da Criança, Estrutura e F. do Ensino de I e II graus, em História e Filosofia. (Texto informado pelo autor)

 

Adley Bergeson Gonçalvez 

e-mail: adley-abreu@uol.com.br

Dissertação de Mestrado: Desenvolvimento e Validação de Metodologia de Análise de Glifosato em Grãos de Soja,Ano de Obtenção: 2005.

Doutoranda em Química 

Orientador: Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz.

Projeto: Efeitos da incorporação de carvão vegetal ao solo na mitigação dos herbicidas alaclor, ametrine, atrazine e metolaclor.

Área de Concentração: Ciências exatas e da terra

Currículo Resumido: Possui graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e atualmente faz doutorado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa. É professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: validação de métodos analíticos, Cromatografia (CG/EM e CLAE), adsorção e lixiviação de pesticidas, análise de pesticidas em matrizes de água, alimentos e solo. (Texto informado pelo autor)

 

Adriana de Oliveira Dias

e-mail: adriana_o_dias@yahoo.com.br

Dissertação de Mestrado: Estudo de um sistema mecânico com pêndulo sob excitação não ideal,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Masayoshi Tsuchida.

Projeto:  A utilização de jogos educativos para o ensino e aprendizagem de matemática.

Área de Concentração: Ciências Humanas

Currículo Resumido: Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Física Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, sistema dinâmico, computador no ensino, pêndulo mecânico e educação tecnológica.(Texto informado pelo autor)

 

Adriana Fernandes de Barros 

 e-mail: adriferbarros@hotmail.com

Tese de Doutorado: Análise sócio econômica e zootécnica da piscicultura na microrregião da Baixada Cuiabana/MT, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins

Projetos: * Inulina como suplemento na dieta de cachara Pseudoplatystoma reticulatum

*  Analise econômica e zootécnica da piscicultura na Região do Vale do Guaporé-MT

*  Suplementação com probiótico composto de Bacillus subtillis em cachara Pseudoplatystoma reticulatum nas fases adulta, larval e terminação: Implicações no desempenho produtivo, adaptações fisiológicas, imunidade e análise econômica

* Desenvolvimento do programa de melhoramento genético da espécie tambaqui (Colossoma macropomum)

Dissertação de Mestrado: Tecnologia, custo e rentabilidade da produção de larvas e juvenis de peixes em piscicultura do Mato Grosso do Sul: Estudo de caso,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins.

Área de Concentração: Ciências Agrárias

Currículo Resumido: Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2001), mestrado (2005) e doutorado (2010) pela Universidade Estadual Paulista – Centro de Aquicultura da Unesp/Jaboticabal. Desde 2006 é professora no Departamento Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso. Área de atuação em Aquicultura, principalmente nos seguintes temas: piscicultura, análise sócio-econômica e cadeia produtiva. Membro do Conselho Consultivo Fiscal da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática-AQUABIO. Conselheira supletente do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca. Membro do Comitê de de Acompanhamento e Cumprimento das Conferências do Ministério da Pesca e Aquicultura. Membro Conselheira da Camara Técnica de Aquicultura do Estado de Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)

 

Adriana Lins Precioso

e-mail: 

Tese de Doutorado: Tradição e reinvenção: as convergências de I notri antenati de Italo Calvino e Primeiras estórias de João Guimarães rosa, Ano de obtenção: 2009.

Orientador: Maria Celeste Tommasello Ramos.

Projetos: * Multiletramento e Tecnologia: Formação e prática Docente

*  Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso

*  Cultura e representação literária: a interculturalidade em Mato Grosso

Dissertação de Mestrado: Invisibilidade e Invenção: A Poética das Cidades de Italo Calvino e Ferreira Gullar,Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Ivã Carlos Lopes.

Área de Concentração: Linguística/Letras/Artes

Currículo Resumido: Doutora pela Unesp – Ibilce – Campus de São José do Rio Preto-SP, na área de Teoria da Literatura, com o título obtido em 2009 e Mestre pela mesma instituição em 2003. Atua na Teoria da Literatura com ênfase na Literatura Comparada. Tem experiência no campo de Letras, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, mitologia, tradição, reinvenção, pós-modernismo e análise semiótica. Atualmente, pesquisa a produção literária produzida em Mato Grosso, as questões de identidade e diferença, bem como as vertentes fantástica da literatura. Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, nas disciplinas Texto e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil. (Texto informado pelo autor)

 

Adriana Nolibos Baccin

e-mail: kika_adri@yahoo.com.br

Dissertação de Mestrado: Corpo e Cultura de Movimento no Teatro da Formação Cultural: Ainda Ulisses?,Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Amarildo Luiz Trevisan

Área de Concentração: Ciências de saúde/Educação Física.

Projeto de Pesquisa: Corpo e experiência estética: formação docente e possibilidades de resistência.

Currículo Resumido: Possui graduação em Educação Física – Licenciatura Plena, pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2001. Cursou Artes Cênicas (incompleto) nessa mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Formação de professores/as e Artes (com ênfase em teatro, dança e dança-teatro). Já trabalhou em escolas municipais e particulares de Bento Gonçalves com essas duas áreas. Tem Especialização em Educação Física Escolar (2012), CEFD/UFSM, no Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação (2013), pelo Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Foi Coordenadora de Núcleo do Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, PELC/UFSM, de setembro de 2010 a novembro de 2011, em Santa Maria/RS. Foi professora EAD Formadora de Dirigentes Municipais de Educação PRADIME/MEC, de maio de 2012 a março de 2014, na disciplina Gestão e organização. Atualmente, é docente concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso, nas disciplinas de Dança e Ginástica. Coordena o projeto de pesquisa Corpo e experiência estética: formação docente e possibilidades de resistência e o projeto de extensão Dançarte, na UNEMAT. (Texto informado pelo autor)

 

Agnaldo Rodrigues da Silva

e-mail: email57215405168@unemat.br

Tese de Doutorado:  Projeção dos Mitos na Construção Histórica do Homem no Teatro Trágico: O lastro mítico de Gota d’água e Os Degraus – Medéia e Prometeu Acorrentado, Ano de obtenção: 2006.

Orientador: Nelly Novaes Coelho.

Dissertação de Mestrado: Da Vanguarda Europeia ao Futurismo nos Teatros de Almada Negreiros e Oswald de Andrade: Deseja-se Mulher e O Rei da Vela,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador:Nelly Novaes Coelho.

Área de atuação: Linguística/Letras/Artes

Projetos de Pesquisa: * O teatro nas colônias portuguesas – construção de relações identitárias pela ótica da literatura comparada

* Novos talentos: diálogos entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica

* Grupo de Pesquisa em Estudos Artísticos e Comparados – Líder

Currículo Resumido: Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo, Professor efetivo adjunto, Pró-Reitor de Ensino de Graduação (gestão 2006-2010) e Assessor de Gestão da UNEMAT Editora na Universidade do Estado de Mato Grosso (cargo atual). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e teatro e afirma-se cada vez mais como crítico literário e escritor de ficção (contos). Tem diversas obras publicadas, bem como participações em antologias publicadas por editoras mato-grossenses e de outros estados brasileiros, além de publicações em outros países. Docente do Programa de Pós-Graduação/ Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da UNEMAT/CAPES. Atualmente dedica-se às pesquisas relacionadas aos estudos comparados e ao teatro de língua oficial portuguesa. (Texto informado pelo autor)

 

Albano Dalla Pria

e-mail: adallapria@gmail.com

Tese de Doutorado: Para um Redimensionamento do Estudo do “Adjetivo”: Os Processos Enunciativos de Variação Semântica de “Falso”, Ano de obtenção: 2009.

Orientador: Letícia Marcondes Rezende.

Dissertação de Mestrado:  Uma proposta de representação lingüístico-computacional do comportamento sintático e semântico de adjetivos no sintagma nominal do inglês e do português, Ano de Obtenção: 2005.

Orientador:Bento Carlos Dias da Silva

Área de Atuação: Linguística/Letras/Artes

Projetos de Pesquisa: Cognição e representação na construção de adjetivos

Currículo Resumido:Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. (Texto informado pelo autor)

Albina Pereira de Pinho Silva 

e-mail: alpepis@hotmail.com

Tese de Doutorado: Formação Continuada de Professores para o Projeto UCA: análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados, Ano de obtenção: 2014.

Orientador: Marie Jane Soares Carvalho.

Dissertação de Mestrado: O Uso Educativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação: Uma Pedagogia Democratica na Escola,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador:Denise Balarini Cavalheiro Leite.

Área de Atuação: Ciências Humanas/Educação

Projetos de Pesquisa: Formação Continuada no Contexto de Implantação da Modalidade Um Computador por Aluno nas Narrativas de Professores/as

Currículo Resumido:Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília-SP, Pós-Graduação Lato Sensu em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professora de Didática na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Juara-MT. É coordenadora de área do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Juara-MT. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Contexto Educacional, Informática na Educação, Educação a Distância, Arquiteturas de Projetos de Aprendizagem, Formação Inicial e Continuada de Professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais (GEFOPE), cadastrado no CNPq. É membro do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania na UNEMAT – Campus de Sinop. É editora da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA), periódico do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Juara. (Texto informado pelo autor)

 

Alessandra Regina Butnariu

e-mail: alebut@unemat.br

Tese de Doutorado: Aspectos de biologia, comportamento e morfometria de Doru spp. (Dermaptera: Forficulidae)., Ano de obtenção: 2009.

Orientador: Amarildo Pasini. 

Dissertação de Mestrado:  Biologia de Telenomus cyamophylax Polaszek, 1997 (Hymenoptera: Scelionidae),Ano de Obtenção: 1998.

Orientador: Luís Amilton Foerster.

Área de Atuação: Ciências Agrárias

Projeto de Pesquisa: * Desenvolvimento de metodologias de aplicação e uso de semioquímicos em conjunto com a biodiversidade de inimigos naturais em sistemas produtivos

* Seletividade de inseticidas comerciais e compostos vegetais a parasitoides e predadores ocorrentes na cultura da soja no Mato Grosso

* Prospecção de moléculas de feromônio produzidas por percevejo castanho (Hemiptera: C ydnidae), visando o monitoramento e controle em culturas agrícolas no Mato Gross

* Criação de uma Rede Nacional de Ecologia Química para estudos da agrobiodiversidade brasileira visando a obtenção de uma agricultura sustentável

Currículo Resumido:Professora Adjunta nível 3 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Zoologia. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração em Zoologia, pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Agronomia, área de concentração em Fitossanidade, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência nas áreas de Zoologia e de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, parasitoides e predadores de ovos. (Texto informado pelo autor)

 

Alexandra Gonçalves Porto

e-mail: 

Tese de Doutorado:Resfriamento De Sementes de Soja Em Silo Com Distribuição Radial de Ar, Ano de obtenção: 2004.

Orientador:FRANCISCO AMARAL VILLELA

Dissertação de Mestrado: AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE ARROZ (Oryza sativa L.) SECAS E ARAMZENADAS EM SILOS METALICOS,Ano de Obtenção: 2001.

Orientador:WALTER AUGUSTO RUIZ

Área de Atuação: Ciências Agrárias/Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: Cinética de secagem e estudo do processamento de amêndoas de cupuaçu.

Currículo Resumido:Possui graduação em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é concursado como Professor Doutor Classe C3 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Processamento e Tecnologia de Produtos Agroindustriais, atuando principalmente na área de pós colheita de produtos agropecuários. (Texto informado pelo autor)

 

Alexandre Mariotto Botton

e-mail: email032719299-20@unemat.br

Tese de Doutorado:Metodicamente sem método: procedimentos de leitura imanente em Notas de Literatura de Theodor W. Adorno, Ano de obtenção: 2014.

Orientador: Fábio A. Durão

Dissertação de Mestrado: Autonomia da Vontade e Interesse Moral em Kant,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Miguel Spinelli

Área de Atuação: Ciências Humanas/Filosofia

Projeto de Pesquisa: Da literatura às ciências humanas: o ensaio como escrita interdisciplinar.

Currículo Resumido:Possui graduação em filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria(2005) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas(2014). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:teoria crítica, filosofia, Teoria literária. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

 

Alexandro Cézar Faleiro

e-mail: acfaleiro@unemat.br

Tese de Doutorado:Análise da interação Azospirillum brasilense FP2 com raízes de milho (Zea mays) por qPCR, microscopia eletrônica e proteômica., Ano de obtenção: 2014.

Orientador: Ana Carolina Maisonnave Arisi.

Dissertação de Mestrado: Isoenzimas Esterase e Malato Desidrogenase na Caracterização de Opuntia ficus-indica Mill. (Cactaceae),Ano de Obtenção: 2000.

Orientador: Maria de Fátima Pires da Silva Machado.

Área de Atuação: Ciências Biológicas/Biologia Celular/Biologia Geral

Projetos de Pesquisa: * Análise citogenética e da estabilidade mitótica em células de cultura de tecidos de calos de quatro diferentes genótipos de Passiflora sp.

* Análise do conteúdo de biologia celular e molecular em apostilas/livros didáticos utilizados no ensino médio em escolas de Tangará da Serra-MT.

Currículo Resumido:Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Ciências, área de concentração Recursos Genéticos Vegetais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular e molecular, cultura de tecidos, melhoramento genético vegetal, isoenzimas e proteômica. (Texto informado pelo autor)

 

Almir Arantes

e-mail: almir.ski@hotmail.com

Tese de Doutorado: Afirmações e contradições do agronegócio nos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso – Região Norte do Estado de Mato Grosso, Ano de obtenção: 2012.

Orientador: Dr. Rogerio Leandro Lima da Silveira.

Dissertação de Mestrado: A lógica do ilógico: a história do garimpo de Peixoto de Azevedo – MT (1978-1992),Ano de Obtenção: 1993.

Orientador: Dr. Eduardo Basto de Albuquerque.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: * A influência de instalação de Usinas Hidrelétricas na Bacia do Rio Teles Pires, sub-bacia Médio Teles Pires, no processo de desenvolvimento regional em municípios da região norte de Mato Grosso inseridos no programa Território de Cidadania. – 2014

                                              * PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROMOVIDOS POR POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS IMPACTOS NO TERRITÓRIO: REGIÃO NORTE MATO- GROSSENSE, AMAZÔNIA LEGAL, REGIÃO DE PLANEJAMENTO ESTADUAL CENTRO-NORTE-SINOP – 2013

* Estudo da Significação: Nomes Próprios – 2013

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto V da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop, atua nas seguintes temáticas: metodologia de pesquisa, pesquisa educacional, desenvolvimento regional, políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

 

Almir Rodrigues Durigon

e-mail: durigon.contabeis@unemat.br

Dissertação de Mestrado: Controladoria em Instituição Pública de Ensino Superior: Percepção do seu Papel sob a ótica dos Gestores da Unemat,Ano de Obtenção: 2012.

Orientador: Prof Dr. Marcos Antonio de Souza.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: * EFEITO ALELOPÁTICO, CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DE EXTRATOS DE PLANTAS MEDICINAIS – 2014

* Abordagem da Controladoria em Trabalhos Publicados nos Periódicos Nacionais Classificados no Sistema Quális da Capes – 2013

* ANÁLISE DA DIVERSIDADE GENÉTICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE GENÓTIPOS EM POPULAÇÕES DE Bertholletia excelsa Bonpl. POR MARCADORES MOLECULARES E ANATÔMICOS – 2013

Currículo Resumido: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2004). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2012). Especialista em Gestão em Saúde Pública (2006). PROFESSOR EFETIVO da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. (Texto informado pelo autor)

 

Ana Carolina de Araújo Silva

e-mail: anacarolinaaraujosilva@gmail.com

Tese de Doutorado: O MEIO AMBIENTE SOB A PERSPECTIVA DOS DISCURSOS POLÍTICO, JORNALÍSTICO E EMPRESARIAL.

Orientador:Elizabeth Moraes Gonçalves.

Dissertação de Mestrado: ASSESSORIA DE IMPRENSA NO EXECUTIVO MUNICIPAL: A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO GOVERNO DE FERNANDÓPOLIS,Ano de Obtenção: 2011.

Orientador:Rosângela Marçolla.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação/Jornalismo

Projeto de Pesquisa: Jornalismo ambiental e novas tecnologias da informação no Estado de Mato Grosso

Currículo Resumido: É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (2011). Atualmente, é doutoranda em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, além de professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Campus de Alto Araguaia). Integra o Grupo de Pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem. (Texto informado pelo autor)

 

Ana Cláudia Pereira Terças 

e-mail: enfanacnp@gmail.com

Tese de Doutorado: Síndrome pulmonar por hantavírus e tuberculose como doenças de transmissão por via aérea na comunidade indígena Paresí, Mato Grosso Brasil

Orientador:Elba Regina Sampaio de Lemos.

Dissertação de Mestrado: Emergência da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus em Mato Grosso: aspectos epidemiológicos e clínicos durante o período de 1999 a 2010.,Ano de Obtenção: 2011.

Orientador: Marina Atanaka dos Santos.

Área de Atuação: Ciências de Saúde

Projeto de Pesquisa: Pólo de pesquisa clínica em hantavírus de Mato Grosso: contribuições da Enfermagem

Currículo Resumido:Possui graduação em Enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005). É especialista em Saúde Coletiva / Saúde da Família (2006) e Epidemiologia (2010). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2011). Doutoranda em Medicina Tropical pelo IOC/FIOCRUZ. Professora do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON) em Cuiabá – MT. Tem experiencia profissional em Docência de nível superior, ensino a distância, Saúde Pública, Vigilância em Saúde e Estratégia de Saúde da Família. (Texto informado pelo autor)

 

Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta

e-mail: analuizazart@unemat.br

Tese de Doutorado: O ambiente no discurso juridico na politica pública urbana em Mato Grosso, Ano de obtenção: 2009. 

Orientador: Eni de Lourdes Pulccinelli Orlandi.

Dissertação de Mestrado: O sujeito no discurso ecológico sobre a pesca na cidade de Cáceres Estado de Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Eni de Lourdes Pulccinelli Orlandi

Área de Atuação: Linguística/Artes/Letras

Projeto de Pesquisa: * O subprojeto “Leitura e escrita: diferentes linguagens nas práticas de inclusão” é vinculado ao Curso de Letras/PIBID/CAPES-2014

                                              * Cidade e Memória-2013

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1989), Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professor Adjunto Doutor na Universidade do Estado de Mato Grosso, no Departamento de Letras do Campus universitário de Cáceres. Foi Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da Linguagem – CEPEL da UNEMAT, perÍodo de 2009/2010; Diretora Pró tempore do Instituto de Linguagem/UNEMAT período 2010 a 2011. Professora do Programa de Mestrado em Linguística-UNEMAT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, discurso, cidade/memória, Políticas publicas ambientais, ecologia, língua e ensino. Coordenadora do Subprojeto “Leitura e escrita: diferentes práticas de inclusão”Letras/PIBID/CAPES, Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Cidade e Memória”. Professora pesquisadora do Projeto “Ciência, língua e ensino”, aprovado/CNPq. Atualmente, Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística da UNEMAT. (Texto informado pelo autor)

Anderson Gheller Froehlich

e-mail: 

Dissertação de Mestrado: RELAÇÃO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DO MEIO AMBIENTE NA AGRICULTURA DO ESTADO DE MATO GROSSO: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE,Ano de Obtenção: 2008

Orientador: JORGE MADEIRA NOGUEIRA.

Área de Atuação: Ciências Biológicas/Ciências Sociais Aplicadas/Economia Solidária

Projeto de Pesquisa: Sustentabilidade da Agricultura Familiar: Uma análise econométrica dos assentamentos de reforma agrária no Estado de Mato Grosso-MT

Currículo Resumido: Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (1995), especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2000) e mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Atualmente, cursa o Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PIMES. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso, ministrando as disciplinas na área de Administração da Produção e Operações. Tem experiência em cursos de pós-graduaçao lato-sensu na UNEMAT e em outras instituições e atua em projetos de pesquisa e exetensão ligados aos seguintes temas: administração rural, economia solidária, cooperativismo e meio ambiente. (Texto informado pelo autor)

 

Andre Luis Borba da Silva

e-mail: 

Tese de Doutorado: Emprego do Gel de Poliacrilamida no Tratamento da Enoftalmia em Usuários de Prótese Ocular, Ano de obtenção: 2003.

Orientador: Eurípedes da Mota Moura.

Área de Atuação: Ciências da Saúde

Projeto de Pesquisa: Avaliação do uso de implantes arbitários em cavidade anoftálmica

Currículo Resumido: Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e Residência médica em oftalmologia pelo Hospital das Clínicas da USP; Realizou Clinical fellowship em Cirurgia Plastica Ocular na Universidade da California em Los Angeles 1999/2000; Doutorado em Ciencias Medicas pela Universidade de São Paulo (2003); Atuou como preceptor e Responsável pelo serviço de plástica ocular da Universidade de Santo Amaro e Universidade de São Paulo nos anos de 2004 a 2006; Assumiu a coordenação médica do Hospital Escola da Universidade de Santo Amaro em 2004/2005; Coordenador médico e gestão em saúde do Hospital Israelita Albert Einstein 2009/2011; Coordenador médico Instituto de Medicina e Seguranca do Trabalho (IMTEP) 2010/2011; Pós-gradução em Medicina do Trabalho pela USP 2011/2012.(Texto informado pelo autor)

 

Antônia Alves Pereira

e-mail:  

Dissertação de Mestrado: Educomunicação e Cultura Escolar Salesiana: a trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro,Ano de Obtenção: 2012.

Orientador:Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares.

Área de Atuação: Ciências Humanas/Educação

Projeto de Pesquisa: Gestão da Comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e CATIS

Currículo Resumido: Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP) na linha de pesquisa “Comunicação e Educação”. Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), e Diretora de Comunicação da ABPEducom. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Uma das idealizadoras do Portal Educacional Aprendaki, do Blog.Aprendaki e EAD.Aprendaki. Experiência como designer instrucional, tutoria e autora (aututora) de cursos virtuais numa abordagem educomunicativa. Blog sobre Educomunicação (http://www.educomunicacao.jor.br). (Texto informado pelo autor)

 

Antonio Aparecido Mantovani

e-mail: aamanto@yahoo.com.br

Tese de Doutorado:  Espaço em ruínas: conflito familiar e a casa em ruínas em Os dois irmãos de Germano Almeida e Dois Irmãos de Milton Hatoum, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Simone Caputo Gomes.

Dissertação de Mestrado:  O Quinze e Chiquinho: similitudes e diferenças em dois espaços regionalistas,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Rubens Pereira dos Santos

Área de Atuação: Linguística/Letras/Artes

Projetos de Pesquisa: * MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE MULTFOR

                                               * A Representação da Casa e do Espaço em seu entorno nas Literaturas Brasileira e Cabo-verdiana da Contemporaneidade

Currículo Resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (1987), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte em Literatura Brasileira, mestrado (2002) e doutorado (2010) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Antonio é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1991. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna, Contemporânea, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas e Estudos Cabo-verdianos, certificados pelo CNPQ desde 07/12/2007; Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente MULTFOR (UNEMAT); e participa como coordenador do projeto de pesquisa A Representação da Casa e do Espaço em seu entorno nas Literaturas Brasileira e Cabo-verdiana da Contemporaneidade, desde junho de 2011. Atualmente também compõe o corpo docente do PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras – Unidade do Campus Universitário de Sinop, e é membro do Conselho Editorial da Revista Norte@mentos, parecerista da Revista Crioula (USP) e da Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (integra o SciELO). (Texto informado pelo autor)

 

Arno Rieder

e-mail: riederarno@gmail.com

Tese de Doutorado: ASPÉCTOS DA INTERAÇÃO DO HOMEM COM PESTICIDAS NO AMBIENTE: FOCANDO A COTONICULTURA E COM ÊNFASE ÀS BORDAS DO ALTO PANTANAL, MTO GROSSO, BRASIL., Ano de obtenção: 2005.

Orientador: ANTONIO APARECIDO MOZETO.

Tese de Doutorado: Riscos de contaminação e de danos ao ambiente e à saúde humana por pesticidas às bordas do Alto Pantanal (MT), Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Miguel Pedro Lorena de Moraes.

Orientador:  Miguel Pedro Lorena de Moraes

Dissertação de Mestrado: Carcaterização física e química de solos utilizados por pequenos agricultores da microbacia do córrego Caramujo, Município de Cáceres-MT,Ano de Obtenção: 1995.

Orientador: Nilton Tocicazu Higa.

Área de Atuação: Educação/Ciências da Saúde/Ciências Agrárias

Projeto de Pesquisa: Estudo de plantas utilizadas para controle de diabetes em Mato Grosso – Fase IV (continuada)

Currículo Resumido: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1975), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), doutorado em Saúde e Ambiente (Química ambiental- Pesticidas na saúde e ambiente) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e doutorado em Ciências (Química analítica- Biogeoquímica Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2005), pós-doutorado [Ciências Biológicas e C. da Saúde: plantas medicinais utilizadas para controle da diabetes em Mato Grosso] pela UFMT(IB/Dep.Bot-Ecol/Grupo Pesquisa FLOVET; 2009) . Atualmente é professor adjunto I da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em: Química e Física do Solo, Química e Poluentes Ambientais, Pragas de Importância à Saúde, Fitotecnia, Fitoterápicos, Educação Ambiental, Estatística, atuando principalmente na Grande Área Multidisciplinar, área interdisciplinar: saúde, ambiente, ci. agrárias, ci.biológicas, e em destaque: Flora bioativa(principalmente plantas medicinais); pragas em saúde (domésticas, urbanas e hospitalares); poluentes – pesticidas; educação (ambiental, superior; na região do Alto Pantanal, Cáceres, MT, Brasil. (Texto informado pelo autor)

 

Astor Henrique Nied

e-mail: astornied@unemat.br

Doutorado em: Fitotecnia

Tese: PARÂMETROS BIOCLIMÁTICOS E RESPOSTAS DA CANOLA AO AMBIENTE FÍSICO, Ano de obtenção: 2013.

Orientador:HOMERO BERGAMASCHI.

Mestrado em: Agronomia

Dissertação: BALANÇO HÍDRICO DIÁRIO DO SOLO SIMULADO PARA DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA DO MILHO,Ano de Obtenção: 2003.

Orientador:  ARNO BERNARDO HELDWEIN

Área de Atuação: Ciências Agrárias/Agronomia/Agrometeorologia

Projeto de Pesquisa: Viabilidade agronômica da produção de oleaginosas para biocombustíveis.

Currículo Resumido: Possui graduação em Agronomia, mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria na área de concentração em Produção Vegetal e doutorado em Fitotecnia com ênfase em Agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso no curso de Agronomia do Campus de Tangará da Serra-MT. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia e Agroenergia, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, agrometeorologia, evapotranspiração, modelagem e cultivo de plantas oleaginosas. (Texto informado pelo autor)

 

Almeri Carlos Bampi

e-mail: aumeribampi@gmail.com

Doutorado em: Filosofia e Ciências da Educação

Tese: Os universitários frente à injustiça social brasileira: estudo das Universidades do Mato Grosso. (Revalidação: UFRGS), Ano de obtenção: 2000.

Orientador: Antonio Vara Coomonte

Área de Atuação: Ciências Humanas/Educação

Projetos  de Pesquisa: *AFEU – Análise da formação em Educação Ambiental dos universitários no contexto da crise socioambiental na região norte de Mato Grosso. (PORTARIA UNEMAT N’ 0813/2014).

* A INFLUÊNCIA DE INSTALAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS NA BACIA DO RIO TELES PIRES, SUB- BACIA TELES PIRES, NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM MUNICIPIOS DA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO INSERIDOS NO PROGRAMA TERRITÓRIO DE CIDADANIA.

* FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia Mato-Grossense e entorno do Parque do Xingu

Currículo Resumido: Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Fafimc – PUC – RS – Campus de Viamão, Especialização em Planejamento Educacional e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2000), revalidado pelo Programa de Doutorado em Educação da UFRGS. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1990, lotado na Faculdade de Educação e Linguagem, tendo trabalhado com Introdução à Educação, Pesquisa Educacional (curso de Pedagogia) Antropologia da Educação (curso de Pedagogia), Princípios éticos – estéticos e ecológicos do cuidado na Educação (curso de Pedagogia), Metodologia de Ensino (curso de Pedagogia), Filosofia da Educação (curso de Pedagogia) e Filosofia da Linguagem (curso de Letras). Dedica-se há mais de 20 anos à formação de professores e na implantação de cursos, projetos e programas de ensino superior, em especial na implantação de projetos de formação de professores da Educação Básica (PIQD – Programa Interinstitucional de Qualificação Docentes da educação básica na região norte de Mato Grosso). Implantou diversas licenciaturas e programas de formação de professores. Atuou junto a formação de professores indígenas e Licenciaturas Plenas Parceladas. Atua também com Ética e Educação e Metodologia da Pesquisa em cursos de Especialização. É professor do Programa Stricto Sensu interdisciplinar – Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS da UNEMAT, atuando com Epistemologia Ambiental e Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Coordenou o Doutorado Interinstitucional em EDUCAÇÃO pela UFRGS – UNEMAT. Possui larga experiência na formação de professores da educação básica. Atuou também na gestão universitária e na gestão pública. Desenvolve projetos, programas e estudos principalmente nos seguintes temas: educação e formação de professores, formação superior e universidade, questões socioambientais e diversidade cultural. (Texto informado pelo autor)

Áurea Regina Alves Ignácio

e-mail: 

Doutorado em: Ciências Biológicas (Biofísica)

Tese: Efeito da Intoxicação Mercurial sobre Progenitores Neurais e a Glia do Cérebro, Ano de obtenção: 2007.

Orientador: Cecília Hedin Pereira e Olaf Malm.

Mestre em: Neurociências

Dissertação:  Estudo do Prosencéfalo e de Células Microgliais Durante o Desenvolvimento Embrionário de Gallus gallus domesticus,Ano de Obtenção: 1998.

Orientador: Yara Maria Rauh Müller.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: Land use change, biodiversity, and the community ecology of Amazonian vector-borne diseases

Currículo Resumido: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Morfologia e Toxicologia Ambiental, com ênfase no Sistema Nervoso, atuando principalmente na avaliação dos efeitos da intoxicação mercurial sobre o cérebro e monitoramento dos níveis de mercúrio na bacia do Alto Paraguai. Participa do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na UNEMAT. É membro do INCT ADAPTA. Exerceu o cargo de Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, exercício 2012. Exerceu o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEMAT, gestão 2010-2014. (Texto informado pelo autor)

Beatriz Schwantes Marimon 

e-mail: biamarimon@hotmail.com

Doutorado em: Ecologia

Tese: Dinâmica de uma floresta monodominante de Brosimum rubescens Taub. e comparação com uma floresta mista em Nova Xavantina-MT, Ano de obtenção: 2005.

Orientador: Jeanine Maria Felfili Fagg.

Mestre em: Botânica

Dissertação: Estrutura, composição florística e etnobotânica de floresta monodominante no Vale do Araguaia – Mato Grosso,Ano de Obtenção: 1998.

Orientador:  Jeanine Maria Felfili Fagg.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e sócio-ambientais para a conservação (etapa II)

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e pós-doutorado pela University of Leeds – Inglaterra (2012-2013). Professora ‘Adjunto 5’ da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina. Tem experiência nas áreas de botânica e ecologia da vegetação, com ênfase em fitogeografia, atuando principalmente em: florística, estrutura e dinâmica de cerrado, cerradão e florestas (ciliar, galeria, monodominante, estacional semidecidual e estacional perenifólia), ecologia de campos de murundus e pantanal. Participante das redes RAINFOR (University of Leeds) e Global Ecosystems Monitoring (University of Oxford) e coordenadora de projeto PELD-CNPq (Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e sócio-ambientais para a conservação). (Texto informado pelo autor)

 

Ben hur Marimon Junior 

e-mail: bhmjunior@gmail.com

Doutorado em: Ecologia

Tese: Relação entre diversidade arbórea e aspectos do ciclo biogeoquímico de uma floresta monodominante de Brosimum rubescens Taub. e uma floresta mista no leste Mato-grossense, Ano de obtenção: 2007.

Orientador: John Du Vall Hay.

Mestre em: Ciências Florestais

Dissertação: Influência da fertilidade do solo em duas fitofisionomias adjacentes no Leste Mato-grossense,Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Mundayatan Haridasan.

Área de Atuação: Ciências Biológicas/Ecologia

Projeto de Pesquisa: Caracterização fitogeográfica, distribuição das espécies lenhosas e determinantes vegetacionais na transição Cerrado/Amazônia.

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Ciências Florestais (2003), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2007) e pós-doutorado em ecologia florestal pela University of Leeds, Inglaterra (2013). É professor Adjunto V da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), pesquisador permanente da RAINFOR Inventory Network (University of Leeds) e da Global Monitoring Ecosystem Network (University of Oxford). Foi visiting researcher da University of Leeds em 2011 e 2012. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, membro do Corpo Editorial da Scientia Forestalis (IPEF) e revisor de 13 periódicos científicos. É orientador permanente de mestrado e doutorado no PPG Ecologia e Conservação (UNEMAT-NX), de doutorado da Rede BIONORTE (CNPq-MCT) e de mestrado no PPG Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (UNEMAT-AF). Possui experiência em ecologia florestal, atuando principalmente em fitogeografia, ciclos biogeoquímicos, dinâmica florestal, balanço de carbono e biochar na agricultura. (Texto informado pelo autor)

 

Benevid Felix Silva

e-mail: 

Doutorado em: Andamento em Informática

Orientador: Michele Nogueira Lima.

Mestre em: Ciências da Computação

Dissertação:  * Edupresence – Uso de biometria para controle de presença de estudantes

                              * TMRorR: UM NOVO ALGORITMO DE ESCALONAMENTO PARA O OURGRID QUE COMBINA O USO DE INFORMAÇÃO E REPLICAÇÃO,Ano de Obtenção: 2009.

Orientador: Cesar Augusto Fonticielha De Rose.

Área de Atuação: Engenharias/Ciências da Computação

Projeto de Pesquisa:  SAPEE Sistema de Automação Predial e Eficiência Energética

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura Em Computaçao pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná e membro do Núcleo de Redes Sem Fio e Avançadas (NR2). (Texto informado pelo autor)

 

Camyla Piran Stiegler Leitner

e-mail: camyla.piran@gmail.com

Doutorado em: Andamento em Engenharia de Produção

Tese:Estratégia de produção em propriedades produtoras de grãos do estado de Mato Grosso

Orientador: Alceu Gomes Alves Filho.

Mestre em: Engenharia de Produção

Dissertação: PROPOSTAS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE E DA SEGURANÇA DO ALIMENTO DA UNIDADE PROCESSADORA DE CARNE DE JACARÉ DA COOCRIJAPAN,Ano de Obtenção: 2010.

Orientador: JOSÉ CARLOS DE TOLEDO.

Área de Atuação: engenharias/Ciências Sociais Aplicadas/Administração

Projeto de Pesquisa: Estratégia de Produção de propriedades produtoras de grãos do Núcleo Oeste do Estado de Mato Grosso

Currículo Resumido: Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, especialmente em Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Serviços, Certificações, Agronegócio. Doutoranda em Engenharia de Produção na UFSCar, na linha de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação. (Texto informado pelo autor)

 

Carlos Edinei de Oliveira

e-mail: carlosedinei@unemat.br

Doutorado em: Educação

Tese: Migração e Escolarização: História das Instituições escolares de Tangará da Serra – Mato Grosso – Brasil – (1964-1976), Ano de obtenção: 2009. 

Orientador: Décio Gatti Júnior.

Mestre em: História

Dissertação: Famílias e Natureza: as relações entre famílias e ambiente na construção da colonização de Tangará da Serra -MT,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Maria Adenir Peraro.

Área de Atuação: Ciências Humanas/Educação/História

Projeto de Pesquisa: A Era Vargas em Mato Grosso: a história da arquitetura das obras oficiais

Currículo Resumido: Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade – (UNEMAT) e Fronteiras, Identidade e Culturas – (UFMT). Coordenador local (campus de Barra do Bugres) Progrma de Formação de Células Cooperativas ( FOCCO) e Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ UNEMAT). (Texto informado pelo autor)

 

Carolina Joana da Silva

e-mail: ecopanta@terra.com.br

Doutorado em: Ecologia e Recursos Naturais

Tese: Influência da Variação do Nível d’água sobre a Estrutura e Funcionamento de uma área alagável do Pantanal Matogrossense (Pantanal de Barão de Melgaço, Mun. Sto. Antônio do Leverger e B. de Melgaço-MT, Ano de obtenção: 1990.

Orientador: Francisco Esteves Barbosa

Mestre em: Biologia (Ecologia)

Dissertação:  Biologia reprodutiva de Pistia stratiotes L.,Ano de Obtenção: 1979

Orientador: Ilse Walker Wolfgang Junk.

Área de Atuação: Ciências Biológica/Ecologia

Projeto de Pesquisa: Conhecimento, uso sustentável e bioprospecção da biodiversidade na Amazônia Meridional.

Currículo Resumido: Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Possui graduação em Licenciatura e História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (1974), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (1990), sob orientação de Dr. Francisco Assis Esteves. Pós Doc em Limnologia de Áreas Úmidas Tropicais, no Grupo de Ecologia Tropical do Instituto Max Planck de Limnologia, Plom, Alemanha (1999), sob a supervisão de Dr. Wolfgand J. Junk. Atualmente, coordena na UNEMAT o CELBE – Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal, no Campus de Cáceres e o Programa de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte (Coordenação Estadual em Mato Grosso). Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT e do Doutorado PPGBionorte, da Rede Bionorte. Tem experiência em Ecologia de Áreas Úmidas Pantanal, onde desenvolveu a carreira cientifica no ensino de graduação, pós graduação; orientação e publicação nas seguintes áreas: Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia, Etnoecologia e Etnobotânica. Participa da Rede Pesquisa e Pós Graduação- Rede Bionorte e da Rede Clima – Subrede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional. Desenvolve pesquisas e orienta nos Biomas Pantanal e na Amazônia (Conexão Amazônia – Pantanal). Participa de movimentos ecológicos desde 1986 e da criaçao e do conselho de 3 ONGs em Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)

 

Cássia Caroline Garcia Dalbem Teles

e-mail: 

Mestre em: Ciências da Saúde

Dissertação: Estudo epidemiológico de mulheres com lesões precursoras para cancer do colo uterino na região Sudoeste de Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2010.

Orientador:  Elioenai Dornelles Alves

Área de Atuação: Ciências da Saúde

Projeto de Pesquisa: Estudo epidemiológico de gestantes adolescentes com HPV e lesôes precursoras para câncer de colo uterino.

Currículo Resumido: Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Sociedade de Beneficente de Campo Grande – Santa Casa(1997) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2010). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente em Patologia do Trato genital inferior e Colposcopia. Atualmente é médica ginecologista do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes, médica ginecologista e obstetra da Associação Congregaçao Santa Catarina – Hospital São Luiz e médica ginecologista e obstetra – Clinica Dalbem S/C Ltda. Atua na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) como coordenadora e professora da disciplina Habilidades Médicas IV. Professora da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antonio Fontes no Ambulatório de Especialidades – Patologia do Trato genital inferior e Colposcopia. (Texto informado pelo autor)

 

Cassiano Sousa Rosa 

e-mail: 

Doutorado em: Entomologia

Tese: Interações inter-específicas em cupinzeiros, Ano de obtenção: 2012.

Orientador: Francisco Fonseca de Souza

Mestre em: Biologia Animal

Dissertação: Interações entre cupins (Insecta: Isoptera) e termitófilos.,Ano de Obtenção: 2008.

Orientador: Francisco Fonseca de Souza.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: Invasão biológica de ninhos de cupins: levantamento da fauna associada a ninhos em campo rupestre

Currículo Resumido: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2005), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, responsável pelas disciplinas: Ecologia, Bioestatística e Educação Ambiental . Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Termitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interações, coabitação, solo, diversidade e insetos. (Texto informado pelo autor)

 

Celia alves de Souza

e-mail: 

Doutorado em: Geografia 

Tese: Dinamica do Corredor Fluvial do Rio Paraguai entre Cáceres e Estação Ecológica da Ilha de Taiamã, Ano de obtenção: 2004.

Orientador: Sandra Baptista Cunha.

Mestre em: Geografia

Dissertação: Bacia Hidrográfica do Córrego Piraputanga (MT): Avaliação da dinâmica atual,Ano de Obtenção: 1998.

Orientador: Sandra Baptista Cunha

Área de Atuação: Ciências Exatas e da Terra

Projeto de Pesquisa: Processo de Sedimentação e qualidade da água no rio Paraguai no trecho entre a foz do rio Bugres e a Estação Ecológica da Taiamã-MT

Currículo Resumido: Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Solos na Universidade Federal de Viçosa (2006). Professor Adjunta no Departamento de Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso (1994-2014). Atua na área de Hidrogeografia, gestão de bacias hidrográficas e Geografia física. Professora e orientadora no Mestrado Ciências Ambientais – UNEMAT. Vice-Coordenadora do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora Operacional do Dinter em Geografia entre UNEMAT/UFF. Coordena a Rede ASA – Rede de estudos sociais, ambientais e de tecnologias para o sistema produtivo na região sudoeste de Mato Grosso CNPq/CAPES/FAPEMAT. Compõem a equipe de professores e orientadores do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede PRO-CENTRO-OESTE, na Universidade de Brasília DF. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2 (Texto informado pelo autor)

 

Celice Alexandre Silva

e-mail:  celicealexandre645@hotmail.com

Doutorado em: Botânica

Tese: Biologia reprodutiva de três espécies distilicas de Psychotria L. e efeitos da fragmentação florestal no sucesso reprodutivo e na diversidade genética de P. hastisepala Mull. Arg. (Rubiaceae), Ano de obtenção: 2007.

Orientador: Milene Faria Vieira.

Mestre em: Botânica

Dissertação:  Coccoloba cereifera Schwacke (Polygonaceae): Aspectos Ecofisiológicos e Reprodutivos,Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Marco Antonio Oliva Cano.

Área de Atuação: Ciências Agrária

Projeto de Pesquisa: * Pré-melhoramento de espécies silvestres, ocorrentes no estado de Mato Grosso com potencial ornamental.

* Domesticação da Psychotria ipecacuanha para cultivo comercial: implicações agronômicas e nas atividades farmacológicas.

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Pós Doutorado em Biologia Reprodutiva de Espécies Distilicas de Rubiaceae pela Universidad da Costa Rica (2013) . É professora adjunta e Curadora do Herbário (TANG) da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Tangará da Serra. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biologia reprodutiva de angiospermas, atuando principalmente nos seguintes temas: distilia, Coccoloba cereifera, Psychotria, biologia reprodutiva e sucesso reprodutivo de angiospermas. (Texto informado pelo autor)

 

Celina  Martins Decol 

e-mail: decolcelina@gmail.com

Mestre em: Ciência Animal

Dissertação:  Comportamento de Listeria monocytogenes em queijo minas frescal produzido com leite cru e pasteurizado em presença de microbiota láctea natural e inoculada, e embalagem a vácuo,Ano de Obtenção: 2010.

Orientador: Edivaldo Sampaio de Almeida Filho.

Área de Atuação: Ciências Agrárias/Medicina Veterinária

Projeto de Pesquisa: * Elaboração de Alimento tipo Leite Condensado com Baixo Teor de Lactose.

* Comportamento de listeria monocytogenes em queijo minas frente a adição de difentes cepas de microbiota lática competitiv.

Currículo Resumido: Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), Especialista em Ciência e Biotecnologia de Alimentos (2010) e Mestre em Ciência Animal (2010) pela mesma instituição, com ênfase em Higiene e Tecnologia de Alimentos. Ministrou aulas para o curso de Medicina Veterinária (UFMT – 2008/2009), Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção Agroindustrial (Unemat – 2010/2011), Técnico em Alimentos e Técnico em Química (IFMT Campus Rondonópolis – 2011-2014), bem como para os cursos de Agente de Inspeção da Qualidade e Agente de Alimentação Escolar (PRONATEC – 2013-2014). Desde fevereiro de 2014 compõe o efetivo docente da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Barra do Bugres. Possui experiência em docência na área de Inspeção e Processamento de Produtos de Origem Animal, Bovinocultura de Leite, Tecnologia de Alimentos(Geral, Carne, Leite, Ovos, Mel e Pescado) e Bebidas, Biotecnologia de Alimentos, Microbiologia, Bioquímica, Gestão da Qualidade, Legislação Aplicada à Área de Alimentos e Higiene Industrial. Atualmente é supervisora de Estágio e Monografia e membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Alimentos da UNEMAT. (Texto informado pelo autor)

 

Cesar Enrique de Melo

e-mail: meloce@yahoo.com

Doutorado em: Ecologia e Recursos Naturais

Tese: ECOLOGIA COMPARADA DA ICTIOFAUNA EM CÓRREGOS DE CERRADO DO BRASIL CENTRAL: BASES PARA A CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES., Ano de obtenção: 2000.

Orientador: PEDRO MANOEL GALETTI JÚNIOR.

Mestre em: Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Dissertação: HÁBITOS ALIMENTARES, DIVERSIDADE DE PEIXES E CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS EM UM CÓRREGO DE CERRADO, BARRA DO GARÇAS-MT.,Ano de Obtenção: 1995.

Orientador: VANGIL PINTO DA SILVA

Área de Atuação: Ciências Biológicas/Ecossistema

Projeto de Pesquisa: ECOMORFOLOGIA DE PEIXES EM CÓRREGOS E ÁREAS RASAS DO RIO DAS MORTES-MT

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de peixes em córregos e rios de cerrado; monitoramento ambiental da ictiofauna e limnologia em PCHs. (Texto informado pelo autor)

 

Claiton Pazzini Goulart

e-mail: 

Doutorado em: Ciências Políticas (em andamento)

Tese: Patrimonialismo: os efeitos na trajetória nas Instituições de Educação no Brasil.

Orientador: …

Mestre em: Ciências Sociais

Dissertação: COOPERATIVISMO ORGÂNICO: AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO ENTRE A COOPERAGREPA E O CONDOMÍNIO AGRÍCOLA BOA ESPERANÇA DE TERRA NOVA DO NORTE/MT,Ano de Obtenção: 2010.

Orientador: José Luiz Bica de Mélo.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas/Administração

Projeto de Pesquisa: Contabilidade Social Sustentável: repercussões socioambientais e econômicas nas organizações do centro-norte do estado do Mato Grosso.

Currículo Resumido: Doutorando em Ciência Política pela UERJ e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2010). É Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC (1989). Pós-graduado em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2001). Professor Concursado da Universidade do Estado de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa Contabilidade e Amazônia – C&A. Coordenador do Projeto de Pesquisa Contabilidade Social Sustentável. Coordenador do Projeto de Extensão Gestão Socioambiental Empresarial – Estudo de alternativas para minimização de resíduos de empresas instaladas em Sinop-MT. Membro do projeto com a Embrapa: O Sistema de Integração – Lavoura – Pecuária – Floresta (iLPF) como uma estratégia de desenvolvimento local. Coordenador do Projeto de Extensão:Trajetória da Cooperagrepa e os impactos socioeconômicos na vida dos cooperados. Trabalha com os seguintes temas: inovação e estratégia. (Texto informado pelo autor)

 

Claudinéia Aparecida Queli Geraldi

e-mail: claudigeraldi@onda.com.br

Doutorado em: Engenharia Química

Tese: Estudo para a Implementação de uma Planta de Produção de Amido de Milho, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Nehemias Curvelo Pereira.

Mestre em: Engenharia Química

Dissertação: Estudo da Secagem da Fécula de Mandioca em um Secador Pneumático – Flash Dryer,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Nehemias Curvelo Pereira.

Área de Atuação: Engenharias

Projeto de Pesquisa:  Estudo do processo de biossorção utilizando bagaço de mandioca na remoção do corante Azul Reativo 5G.

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Pós Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Separação e Sistemas Particulados, em indústrias de extração fécula de mandioca e amido de milho, e processos de biossorção e bioacumulação em efluentes líquidos contendo metais pesados. (Texto informado pelo autor)

 

Claumir Cesar Muniz

e-mail: munizbio@terra.com.br

Doutorado em: Ecologia e Recursos Naturais

Tese: Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção norte do rio Paraguai, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Alberto Carvalho Peret.

Mestre em: Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Dissertação:  Composição da comunidade ictica em área limnética, relacionada ao ciclo hidrológico nas baías da Salobra e Negra. Pantanal de Cáceres – MT,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Carlos Suetoshi Miyazawa

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa:  * A lctiofauna dos Ambientes Sazonalmente Inundáveis como Dispersores de Sementes e seu Papel na Conservação das Florestas Aluviais.

* Avaliação ecológica de Piaractus mesopotamicus e Brycon hilarii no Pantanal Norte como subsidio para o ordenamento da atividade pesqueira

Currículo Resumido: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (1996), especialização em Educação Ambiental para Conservação do Pantanal, também pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2001), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2010). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e pesquisador do Centro de Pesquisa em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal – CELBE_UNEMAT nas seguintes áreas: ictiofauna, limnologia e conservação da biodiversidade. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão de Iniciação Científica junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação na UNEMAT. (Texto informado pelo autor)

 

 Cleiton Franco

e-mail: 

Mestre em: Agronegócios e Desenvolvimento Regional

Dissertação: Análise das Transações e Estruturas de Governança na Cadeia Produtiva da Avicultura de Corte em Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2009.

Orientador: Sandra Cristina de Moura Bonjour.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: Substituição de Fatores Produtivos no Produção de Soja em Mato Grosso

Currículo Resumido: Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) no Programa Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003) e pós-graduado em finanças e gestão empresarial também pela UNEMAT (2006). Atua como professor titular do departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de contabilidade aplicada, campus de Tangará da Serra e participa do Grupo de Pesquisa economico e contábil de Mato Grosso (GEPEC – MT). Tem experiência nas áreas de contabilidade social e ambiental, contabilidade/economia agrícola e pecuária, gestão do agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: custos agrícolas e pecuários, cadeias produtivas, gestão do agronegócio, contabilidade social e ambiental e simulação empresarial. Atualmente é Doutorando do Programa de Economia Aplicada PIMES da UFPE. (Texto informado pelo autor)

 

Cristiane Ferreira Lopes de Araújo

e-mail: 

Doutorado em: Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. (em andamento)

Tese: Bioprospecção etnobotânica, fitoquímica e farmacológica de plantas medicinais utilizadas por ribeirinhos da divisa dos estados de Mato Grosso e Pará.

Orientador: Fabrício Rios Santos.

Mestre em: Genética e Biologia Molecular

Dissertação: Anthomyces brasiliensis e Caesalpinia echinata: interação patógeno-hospedeiro caracterização molecular, biologia e taxionomia do patógeno.,Ano de Obtenção: 2004.

Orientador: José Luiz Bezerra.

Área de Atuação: Ciências Biológicas/Microbiologia/Parasitologia

Projeto de Pesquisa: Efeito de inibidores da enzima conversora de angiotensina II sobre a produção de citocinas e a resistência a Leishmanias in vitro.

Currículo Resumido:  Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) e está cursando o doutorado em biotecnologia pela rede BIONORTE. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Ministra as disciplinas parasitologia e microbiologia. É doutoranda pela rede BIONORTE, com o projeto de tese: “Bioprospecção farmacológica de fungos endofíticos isolados de espécies medicinais mato-grossenses”. (Texto informado pelo autor)

 

Dante Gatto

e-mail:  gattod@gmail.com

Doutorado em: Letras

Tese: A tragédia na ficção de Mário de Andrade, Ano de obtenção: 2004.

Orientador: Luiz Roberto Velloso Cairo.

Mestre em: Letras

Dissertação: A presença de Nietzsche em Amar, verbo intransitivo – idílio de Mário de Andrade,Ano de Obtenção: 1999.

Orientador: Diléa Zanotto Manfio.

Área de Atuação: Linguística/Letras/Artes

Projeto de Pesquisa: Para uma historiografia da literatura tangaraense

Currículo Resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE (1994), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Assis (1999), doutorado em Letras (2004) pela mesma Universidade e pós-doutorado pela USP (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, campus de Tangará da Serra. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e tragédia na modernidade e contemporaneidade. Atuou, até 2004, com aspectos da tragédia (Nietzsche) na ficção de Mário de Andrade, voltando-se posteriormente à literatura brasileira mato-grossense e reflexões em torno das perspectivas para o estudo da literatura na pós-modernidade e a questão do cânone literário. Pertenceu ao grupo de pesquisa ESTUDOS DE LITERATURA: PERIFERIA E CÂNONE de 2006 até 2011, quando priorizou os estudos do trágico na modernidade e contemporaneidade e criou o grupo de pesquisa TRANCO – o trágico na contemponaneidade. O grupo mantem publicação semanal no períodico de notícias Trubuna de Tangará (2357.7541). (Texto informado pelo autor)

 

Dejânia Vieira de Araújo

e-mail: email81325436100@unemat.br

Doutorado em: Agronomia

Tese: Caracterização molecular, patogenicidade e transmissão pela semente de Fusarium oxysporum f.sp. vasinfectum em algodoeiro, Ano de obtenção: 2008.

Orientador: José da Cruz Machado.

Mestre em: Agronomia

Dissertação: Níveis de inóculo de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides nas sementes e sua influência na epidemia da ramulose do algodoeiro.,Ano de Obtenção: 2004.

Orientador: Edson Ampélio Pozza.

Área de Atuação: Ciências Agrárias

Projeto de Pesquisa:  Caracterização  biológica e epidemológica de Ramularia areola como requisito para promover a sustentabilidade da cadeia produtiva do algodão no estado de Mato Grosso.

Currículo Resumido: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2008), atuando nos seguintes temas: epidemiologia, doenças em grandes culturas, especialmente em algodão e soja, patologia de sementes e biologia molecular. Atualmente, é professora efetiva do Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Tangará da Serra atuando na graduação com a disciplina de Fitopatologia Geral e nos programas de mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e de Genética e Melhoramento de Plantas. (Texto informado pelo autor)

 

Delmonte Roberto

e-mail:  roboredo@gmail.com

Doutorado em: Engenharia Agrícola

Tese: Percepção e Lógicas dos Agricultores na Recuperação da Microbacia Hidrográfica Mariana no Município de Alta Floresta-MT, Ano de obtenção: 2014.

Orientador: Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco.

Mestre em: Agricultura Tropical.

Dissertação: Resistência Mecânica do Solo à Penetração utilizando dois Penetrômetros em um LATOSSOLO Vermelho de Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: João Carlos de Souza Maia.

Área de Atuação: Ciências Agrárias

Projeto de Pesquisa: Percepção e lógicas produtivas dos agricultores no processo de recuperação da bacia hidrográfica Mariana.

Currículo Resumido: Graduado em Engenharia Agronômica (1979) e mestrado em Agricultura Tropical (2005) pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso na área de física do solo e doutor em Engenharia Agrícola (2014) na área de Desenvolvimento Rural Sustentável pela Faculdade de Engenhara Agrícola da Universidade Estadual de Campinas. Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Extensão Rural com experiência em agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, políticas públicas e organização social. (Texto informado pelo autor)

 

Diego Piasson

e-mail: diegopiasson@yahoo.com.br

Doutorado em: Engenharia Elétrica

Tese: Otimização de planos de manutenções de componentes de sistemas de distribuição de energia elétrica centrados em confiabilidade, Ano de obtenção: 2014.

Orientador: José Roberto Sanches Mantovani.

Mestre em: Matemática

Dissertação: Otimização de colunas de destilação: uma abordagem aplicada dos multiplicadores de Lagrange, Ano de Obtenção: 2008.

Orientador: Sandra Augusta Santos.

Área de Atuação: Engenharias/Matemática/Educação

Projeto de Pesquisa: Ferramenta de Otimização de Planos de Manutenção de Sistemas de Distribuição Baseado em Confiabilidade.

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de otimização matemática e atua principalmente no ensino superior na área de cálculo. (Texto informado pelo autor)

 

Dimas Santana Souza Neves

e-mail: dimasneves14@ig.com.br

Doutorado em: Educação

Tese: Razões de Estado: as reformas da instrução pública em Mato Grosso, Minas Gerais e na Corte Imperial (1851-1859), Ano de obtenção: 2009.

Orientador: José Gonçalves Gondra.

Mestre em: Educação

Dissertação:  As Armas e as Almas: Dispositivos Disciplinares e a Inspeção Escolar (1889-1930),Ano de Obtenção: 2004.

Orientador:  Nicanor Palhares Sá.

Área de Atuação: Ciências Humanas/Educação

Projeto de Pesquisa: As experiências de governar multidões escolarizadas: o financiamento do ensino fundamental e educação infantil nos discursos da municipalização. (1997-2010)

Currículo Resumido: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), graduação em Direito – Universidade do Estado de Mato Grosso (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Atualmente é professor titular – Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, políticas educativas, programas e projetos educacionais, história e historiografia da educação, educação comparada e dispositivos disciplinares e seus efeitos nas instituições de ensino. (Texto informado pelo autor)

 

Domingos Savio da Cunha Garcia

e-mail: domingos-garcia@uol.com.br

Doutorado em: Economia Aplicada

Tese: Território e Negócios na Era dos Impérios: Os Belgas na Fronteira Oeste do Brasil, Ano de obtenção: 2005

Orientador: Wilma Peres Costa.

Mestre em: História Econômica

Dissertação:  Mato Grosso (1850-1889): Uma província na fronteira do Império.,Ano de Obtenção: 2001.

Orientador: Wilma Peres Costa.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: * Revolta e separatismo na Fronteira Oeste: a revolta de 1892 em Mato Grosso e a República Transatlântica e a República Transatlântica.

* Historia e Memória da Fronteira Oeste (1875-1950): preservação, catalogação e divulgação do acervo documental do Cartório do Segundo Ofício de Cáceres

Currículo Resumido: É doutor em Economia Aplicada, com área de concentração em História Econômica, pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e professor adjunto C7 da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, lotado no Departamento de História do campus de Cáceres desde 1995. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica e História Política do Brasil no século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: História política da fronteira oeste do Brasil no longo século XIX; Geopolítica e Relações Internacionais: O Brasil e o Prata no século XIX; Economia e Sociedade no Oeste do Brasil no século XIX; Capital estrangeiro no oeste do Brasil no século XIX; Estado, Idéias Políticas e Independências. (Texto informado pelo autor)

 

Edenir Maria Serigatto

e-mail: eserigatto@gmail.com

Doutorado em: Ciência Florestal

Tese:  DELIMITAÇÃO AUTOMÁTICA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E IDENTIFICAÇÃO DOS CONFLITOS DE USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SEPOTUBA – MT, Ano de obtenção: 2006.

Orientador: Carlos Antonio Alvares Soares Ribeiro.

Mestre em: Biologia (Ecologia)

Dissertação: Fatores do Solo, Estado Nutricional e Crescimento de Plantios de Teca (Tectona grandis L.f.) no Norte de Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2000.

Orientador: João Baptista Silva Ferraz.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa:  Acompanhamento do desenvolvimento de mudas de buriti (Mauritia flexuosa L.) com plantio direto a campo.

Currículo Resumido: Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente atua no ensino superior do Governo do Estado do Mato Grosso como professora adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra. Tem experiência na área de Botânica e Sistema de Informação Geográfica. Leciona as disciplinas de Fisiologia Vegetal, Fisiologia de Plantas Cultivadas e Sistema de Informação Geográfica Aplicado a Estudos Biológicos. Orienta nos seguintes temas: recuperação de área degradada, desenvolvimento vegetal e manejo de bacia hidrográfica . (Texto informado pelo autor)

 

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin

e-mail: 

Doutorado em: Ciências Cartográficas

Tese:  Extração Automática de Contornos de Telhados de Edifícios em um Modelo Digital de Elevação, utilizando Inferência Bayesiana e Campos Aleatórios de Markov, Ano de obtenção: 2007.

Orientador: Aluir Porfírio Dal Poz.

Mestre em: Ciências Cartográficas

Dissertação: Utilização de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) no Tratamento de Imagens Orbitais,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Erivaldo Antonio da Silva.

Área de Atuação: Ciências Exatas e da Terra

Projeto de Pesquisa: * Análise temporal do uso da terra para definição de cenários de mudança da paisagem natural por intervenções de natureza humana no Pantanal de Cáceres/MT

* Classificação orientada a objeto do uso da terra por cultura de cana-de-açúcar na região da bacia hidrográfica do Alto Rio Paraguai – MT

Currículo Resumido: Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e docente permanente do Programa de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é coordenadora de área do sub projeto PIBID em Matemática (financiado pela CAPES), Unemat – Campus de Barra do Bugres. É coordenadora de projeto de pesquisa financiado pela FAPEMAT. É membro de projeto de pesquisa financiado pela CAPES/CNPQ/FAPEMAT, é membro de projetos de extensão financiado pelo MEC, é membro do Projeto Novos Talentos financiado pela CAPES, é membro do Projeto aprovado no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) financiado pela CAPES. É membro de projeto FINEP estruturante. É consultor ad hoc dos periódicos IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Print), IEEE Transactions on Neural Networks, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, Environmental Earth Sciences, Boletim de Ciências Geodésicas e da revista Geografia (Rio Claro). Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Matemática Aplicada, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem, e Reconhecimento de padrão. (Texto informado pelo autor)

 

Edir Antonia de Almeida

e-mail: 

Mestre em: Controladoria e Contabilidade

Dissertação: Contabilidade e autogestão – um estudo sobre a dimensão contábil nos processos de autogestão dos empreendimentos de Economia Solidária,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Edgard Bruno Cornachione Junior.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa:  Planejamento Regional e sua potencialidade no desenvolvimento das políticas públicas educacional e sócio-ambiental dos Municípios mato-grossense uma aplicação de análise fatorial

Currículo Resumido: Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT desde 1996, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, mestrado em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo-USP (2006) e é doutoranda do Programa de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos. É líder do grupo de pesquisa: Políticas Públicas, Empreendedorismo, Gestão e Educação, bem como compõe a equipe dos seguintes grupos de pesquisa: 1- Universidade, Sociedade e Cultura – Unemat; 2- Gesmac – Unisinos. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: a)Política, universidade e diferenciação social; b) Gestão, valoração ambiental e sociedade; c) Empreendedorismo, autogestão e educação; d) Políticas públicas, gestão e controle social. Outras temáticas de interesse que fazem interface com as linhas de pesquisa: Organizações e Sociedade; Responsabilidade Social Empresarial, Negócio social, Inovação Social, Ética Empresarial, Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor; Avaliação de Desempenho de Empreendimentos sociais; Avaliação de Resultados e Impactos da Inovação Social. (Texto informado pelo autor)

 

Edna Luzia Almeida Sampaio

e-mail: oiednaluz@uol.com.br

Doutorado em: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais.

Tese: Políticas de Educação e Regulação do Capital Cultural, Ano de obtenção: 2011.

Orientador:  Paulo Edgar Almeida Resende.

Mestre em: Ciências Política

Dissertação:  Estado e Universidade no processo de Desenvolvimento Regional,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Marcos Costa Lima.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: Itinerários Sócio-culturais de estudantes das classes populares no ensino superior.

Currículo Resumido: Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atua como docente da Universidade do Estado de Mato – UNEMAT desde 1994 e como Gestora Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de MT desde 2002. Resultante da carreira como Docente do ensino superior e Gestora Governamental, possui experiência acadêmica e técnica nas áreas de Governo, Políticas Públicas e Planejamento Governamental. Atua como coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do município de Cáceres, sendo ainda a principal autora do projeto de criação do referido centro. Coordena o Grupo de pesquisa Itinerários socioculturais de Estudantes de Classes Populares na Educação Superior – IPES. Seus estudos estão voltados para Governo, Políticas Públicas e Planejamento Governamental, com enfoque para a questão da desigualdade social e educação na agenda das Políticas Públicas. (Texto informado pelo autor)

 

Eduardo Bessa Pereira da Silva

e-mail:  prof.bessa@yahoo.com.br

Doutorado em: Biologia Animal

Tese:  Efeito do turismo de natureza sobre o comportamento de peixes em riachos de cabeceira, Ano de obtenção: 2013.

Orientador: Eliane Gonçalves de Freitas.

Mestre em:  Ciências Biológicas (Zoologia)

Dissertação:  Comportamento reprodutivo, autoecologia reprodutiva e anatomia gonadal de quatro espécies de Pomacentridae (Teleostei: Perciformes) de São Sebastião, SP.,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Ana Maria de Souza.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: Efeito do ecoturismo sobre o comportamento de peixes nos riachos de cabeceiras de Bom Jardim.

Currículo Resumido: É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento reprodutivo, ecologia reprodutiva e ictiologia. Também tem interesse e produção em divulgação científica, redigindo atualmente o blog Ciência à Bessa na rede Scienceblogs Brasil. É membro do comitê educacional da Animal Behavior Society. (Texto informado pelo autor)

 

Elaine Silva Dutra

e-mail: elainedutra@yahoo.com.br

Mestre em: Genética e Bioquímica

Dissertação: Efeito protetor do tomate (Licopersicon esculentum) orgânico contra a ação genotóxica da doxorrubicina, pelo teste SMART de asa, em Drosophila melanogaster,Ano de Obtenção: 2007.

Orientador: Júlio César Nepomuceno.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: * Avaliação dos efeitos mutagênicos e recombinogênicos de fitoquímicos carotenóides em células somáticas de Drosophila melanogaster por meio de teste de detecção de mutação. Portaria 0735/2014 Reitoria da UNEMAT. Vigência:2014 a 2016.

* Avaliação das Águas Superficiais do Rio das Mortes Trecho de Nova Xavantina MT, por meio de Testes de Genotoxicidade in vivo. Portaria 2467/2014 (Vigência: 2014 a 2016)

Currículo Resumido: Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2003/2004). Mestre em Bioquímica e Genética (2007), também pela (UFU); Uberlândia, Minas Gerais. Docente do quadro efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas (FABIS) no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Docente das disciplinas de Biologia Celular e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia II . Pesquisadora colaboradora do Centro de Tecnologia da Amazônia Meridional (CETAM/UNEMAT/Alta Floresta) em projetos de pesquisa em Citogenética e Mutagênese Ambiental. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e membro de equipe de Projetos de Extensão Universitária. Membro do Colegiado da Faculdade de Ciências Agronômicas, Biológicas e Sociais Aplicadas (FABIS/UNEMAT). Coordenadora do Estágio Supervisionado para o Ensino de Ciências Biológicas do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, UNEMAT. Áreas de pesquisa: Mutagênese Ambiental; Formação Docente; Educação, Saúde e Ambiente; Metodologias Alternativas para a aprendizagem lúdica no ensino de Ciências e de Biologia. (Texto informado pelo autor)

 

 Olímpia Maluf Souza

e-mail: email260.313.106-00@unemat.br

Doutorado em: Linguística

Tese: VOZES URBANAS: GESTOS DE PERTENCIMENTO NOS ESPAÇOS SIMBÓLICOS DA CIDADE, Ano de obtenção: 2004.

Orientador: Susy Maria Lagazzi-Rodrigues.

Mestre em: Linguística

Dissertação: AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS LAUDOS PERICIAIS DE INDIVÍDUOS COM SUSPEIÇÃO DE INSANIDADE MENTAL,Ano de Obtenção: 2000.

Orientador: Susy Maria Lagazzi-Rodrigues.

Área de Atuação: Linguística/Letras/Artes

Projeto de Pesquisa:  Topografia discursiva: uma história das ideias em Mato Grosso.

Currículo Resumido: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (1982), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular da graduação e da pós-graduação em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. É coordenadora do projeto de pesquisa Processos de autonomia, de produção e de identificação intelectual: a Análise de Discurso no Centro-Oeste. É pesquisadora nos projetos Arquivos sobre o sujeito nacional: discursividades na sociedade e na cultura contemporânea, coordenado pela Profª Bethania Mariani, da UFF, Língua, narratividade e memória, coordenado pela Profª. Eliana de Almeida, da Unemat. Coordena o grupo de pesquisa Vozes da Cidade e Gestos teóricos e analíticos em Análise de Discurso no centro-oeste do Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, psicanálise, arquitetura, sujeitos desviantes, identidade e subjetivação. (Texto informado pelo autor)

 

Eliane Ignotti

e-mail: 

Doutorado em: Saúde Pública

Tese: O Paradoxo dos Indicadores de Monitoramento da Eliminação da Hanseníase, Ano de obtenção: 2004.

Orientador: Joaquim Gonçalves Valente e Vera Lúcia Gomes Andrade.

Mestre em: Saúde Pública

Dissertação: Abandono ou abandonados? A hanseníase no município de Duque de Caxias – RJ,Ano de Obtenção: 1999.

Orientador: Adauto Araújo e Vera Lúcia Gomes Andrade.

Área de Atuação: Ciências da Saúde

Projeto de Pesquisa: Condições de saúde bucal em indivíduos com hanseníase e a ocorrência de reações hansênicas.

Currículo Resumido: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Osvaldo Cruz (1999), doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Osvaldo Cruz (2004) e pós-doutora pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi pesquisadora visitante na Universidade do Norte do Texas em 2004 e na Escola Nacional de Saúde Pública em 2009/2010. Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT. Professora de epidemiologia do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora colaboradora do Programa doutorado em Ciência da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência estudos Epidemiológicos, atuando principalmente em vigilância epidemiológica e ambiental. Membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)

 

Elisabeth Batista

e-mail: lisbatys@gmail.com

Doutorado em: Letras

Tese: Entre a Literatura e a Imprensa: percursos de Maria Archer no Brasil, Ano de obtenção: 2007.

Orientador:  Benilde Justo Lacorte Caniato.

Mestre em: Letras

Dissertação:  Entre o Mito e o Preconceito: A Figura da Mulher na Condição de Sogra sob os Olhares de Fialho de Almeida em A velha e Aluísio Azevedo em Livro de Uma Sogra.,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Benilde Justo Lacorte Caniato.

Área de Atuação: LInguística /Letras /Artes

Projeto de Pesquisa: MARIA DE ARRUDA MÜLLER E DUNGA RODRIGUES: AGENTES CULTURAIS PIONEIRAS EM MATO GROSSO.

Currículo Resumido: Elisabeth Battista é docente Adjunto-Doutor, atua no Curso de Licenciatura Plena em Letras, da Faculdade de Educação e Linguagem – FAEL e no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários PPGEL, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Área: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Integra Equipe do Programa Novos Talentos CAPES/UNEMAT Subprojeto: LINGUAGEM E TECNOLOGIA RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA; Fundadora do Centro de Pesquisa em Literatura CEPLIT/UNEMAT (2007-2010); Diretora da UNEMAT Editora (2011); Editora da Revista ATHENA – periódico de alunos de Pós-graduação (atual); Editora da Revista de Estudos Acadêmicos do Curso de Letras (2002); Membro do Conselho Universitário CONSUNI/UNEMAT; Coordenadora da Pesquisa em Grupo: Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: Agentes culturais pioneiras em Mato Grosso (2013-2016); integrante do Projeto de Pesquisa e extensão: Estrutura de Apresentação de Trabalhos Científicos na UNEMAT (2012-2013);Organização do periódico Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina da UNEMAT; Coordenadora do Projeto de Extensão Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina da UNEMAT; Formação: Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês (UNEMAT), Mestrado ( FFLCH-USP – 2002) e Doutorado (FFLCH-USP – 2007), com a Tese: Entre Literatura e Imprensa: Percursos de Maria Archer no Brasil; Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (2011-2012), com Organização do Acervo Literário de Maria Archer, no Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Síntese da produção: 2 livros organizados; 21 capítulos de livros, 11 artigos publicados em periódicos; Orientações concluídas: 6 dissertações de Mestrado, 7 Pós-graduação lato sensu em Estudos Literários; 32 de Iniciação científica; Em andamento: 3 de mestrado e 9 de Iniciação científica. (Texto informado pelo autor)

 

Elizete Dall´comune Hunhoff

e-mail: 

Doutorado em: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)

Tese: O tempo: Fator de identidade nas obras de Florbela Espanca e Cecília Meireles, Ano de obtenção: 2008.

Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

Mestre em: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)

Dissertação: Traços de Modernidade nas Obras Infanto-Juvenis de Alice Vieira e de Ziraldo,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: LITERATURA INFANTOJUVENIL: SABERES E DESCOBERTAS NA VOZ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Currículo Resumido: Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra “Tempo e e identidade – estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles”, em 2010. Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o projeto de pesquisa “Literatura infantojuvenil: saberes e descobertas na voz da criança e do adolescente”, e Grupo de Pesquisa “Literatura infantojuvenil: poesia e prosa”. Participa do grupo de pesquisa: “Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes culturais pioneiras em Mato Grosso”. Coordenadora de área/Letras, do projeto PIBID-CAPES, código 3045/2011, “Ressignificando a Licenciatura: vale a pena ser professor (2011-2014), . (Texto informado pelo autor)

 

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

e-mail: 

Doutorado em: Educação

Tese: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O USO DOS RESULTADOS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO NA UNIVERSIDADE, Ano de obtenção: 2008.

Orientador: MARA REGINA LEMES DE SORDI

Mestre em: EDUCAÇÃO

Dissertação: Avaliação Institucional: A experiência da UNEMAT – Entrelaçando as vozes e tecendo os fios do silêncio.,Ano de Obtenção: 2002.

Orientador: Denise Balarine Cavalheiro Leite.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Currículo Resumido: Possui doutorado em Educação com especificidade em avaliação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, em 2012, concluiu o estágio Pós-Doutoral nesta mesma universidade, cursando parte deste estágio na Universidade de Aveiro em Portugal. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNEMAT. Desenvolve atividades como avaliadora da Educação superior pelo INEP/ SINAES/BASIS. Em suas atividades profissionais interage com muitos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, redes e grupos de pesquisas. Atua na área da Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Os temas mais frequentes em sua produção científica são: Universidade e Educação Superior, Avaliação Institucional e de Sistemas, Avaliação Participativa e Políticas Educacionais. (Texto informado pelo autor)

 

Erika Fernanda Toledo Borges Leão

e-mail: borgesleao@unemat-net.br

Doutorado em: Engenharia Civil

Tese: Sound Masking Application to Reduce Annoyance in Offices, Ano de obtenção: 2011.

Orientador: Univ.-Prof. Dr.-Ing. M. Norbert Fisch

Mestre em: Física Ambiental

Dissertação: Carta Bioclimática de Cuiabá-Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Profa. Dra. Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira.

Área de Atuação: Engenharias

Projeto de Pesquisa:  Estudo do Impacto Sonoro gerado pela implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na malha urbana de Cuiabá-MT

Currículo Resumido: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e doutorado em Engenharia Civil na área de Acústica pela Technische Universitat Carolo Wilhelmina Zu Braunschweig – Alemanha (2011). (Texto informado pelo autor)

 

Etney Neves

e-mail: 

Doutorado em:  Ciência e Engenharia de Materiais

Tese: Obtenção de Vitrocerâmicos a Partir de Cinza Pesada de Carvao Mineral, Ano de obtenção: 2002.

Orientador: Humberto Gracher Riella.

Mestre em: Engenharia Mecânica

Dissertação: Obtenção de Materiais Vitro-cerâmicos a partir de Cinzas de Carvão Mineral,Ano de Obtenção: 1997. 

Orientador: Orestes Estevam Alarcon.

Área de Atuação: Engenharia de alimentos

Projeto de Pesquisa: Estudo e desenvolvimento de embalagem biodegradável inovadora de féculca de madioca: design, simulação e prototipagem

Currículo Resumido: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso e Associado da Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência e Tecnologia. É Editor da Revista Citino, periódico de ciência, tecnologia, inovação e oportunidade. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia de Materiais e Metalúrgica, e ênfases em Materiais Cerâmicos e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura da ciência, planejamento e gestão da inovação, embalagens, vidros, vitrocerâmicos, cinzas, carvão mineral, óleos nativos da biodiversidade brasileira (extração, modificação, polimerização e caracterização = vidros orgânicos). Consultor para estruturação de fundações, institutos e centros de pesquisa e inovação,para políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação. Gestor de projetos. (Texto informado pelo autor)

 

Eurico Lucas de Sousa Neto 

e-mail: euriconeto@unemat.br

Doutorado em: Agronomia

Tese:  Dinâmica dos atributos físicos e estoque de carbono de um Latossolo em sistemas integrados de produção, Ano de obtenção: 2013.

Orientador: Itamar Andrioli.

Mestre em: Agronomia

Dissertação:  Efeito de plantas de cobertura em pré-safra sobre atributos físcos do solo e produtividade de milho em sistemas de manejo,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador:  Itamar Andrioli

Área de Atuação: Ciências Agrárias

Projeto de Pesquisa: Relação solo planta em sistemas de integração lavoura pecuária

Currículo Resumido: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004), mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (2006) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista e The Ohio State University pelo programa sanduiche (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Os principais temas de atuação são: sistemas integrados de produção (integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta), qualidade física do solo e sequestro de carbono. Pode ser contactado pelo E-mail: euriconeto@unemat.br (Texto informado pelo autor)

 

Evaldo Ferreira

e-mail: evaldoferreira@unemat.br

Doutorado em: Geografia

Tese:  Cáceres: Capital regional no contexto de Mato Grosso, Ano de obtenção: 2014.

Orientador: Nelson da Nóbrega Fernandes.

Mestre em:  Engenharia de Transportes

Dissertação:  Planejamento de transporte cicloviário: o caso de Cáceres-MT,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador:  Marcio Peixoto de Serqueira Santos.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa:  Infraestrutura de transportes na configuração urbano-regional das capitais regionais de Mato Grosso: gênese, evolução e perspectivas.

Currículo Resumido: Possui Bacharelado (1999) e Licenciatura (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014), atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Membro do Conselho Universitário – CONSUNI e do Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Geografia. Participa dos projetos de pesquisa “Cáceres: capital regional no contexto de Mato Grosso”, “Sensoriamento Remoto para diagnóstico à erosão laminar e lineares da sub-bacia hidrográfica do córrego Guanabara, da bacia do Alto Paraguai, no município de Reserva do Cabaçal/MT” e “Processo de Sedimentação e qualidade da água no rio Paraguai no trecho entre a foz do rio Bugres e a Estação Ecológica da Taiamã-MT”. Tem experiência na área de Geografia, atua e desenvolve pesquisa na área de Geografia Física, trabalhando também com os seguintes temas: Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Planejamento de Transportes e Trânsito, cidades médias e Estatística. (Texto informado pelo autor)

 

Eveline Nunes Costa

e-mail: 

Mestre em: Engenharia Civil

Dissertação: Avaliação da metodologia BIM para compatibilização de projetos,Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Geraldo Donizetti de Paula.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: Avaliação de fechamento para edifícios estruturados em aço Cuiabá-MT

Currículo Resumido: Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011) e Mestre em Ciências da Engenharia Civil na área de concentração em Construção Metálica pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Além de estudos na área de construções metálicas, desenvolveu sua dissertação com base em novas metodologias para a compatibilização de projetos, enfocando a Metodologia BIM. Atualmente é professora efetiva do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, ministrando as disciplinas de mecânica de solos e fundações e estruturas em aço, madeira e concreto. (Texto informado pelo autor)

 

Fabiana Aparecida Caldart Rodrigues

e-mail: facaldar@gmail.com

Doutorado em: Patologia Molecular

Tese: Ecogenotoxicologia dos agrotóxicos: Avaliação comparativa entre ecossistema agrícola e área de proteção ambiental., Ano de obtenção: 2006.

Orientador: César Koppe Grisolia.

Mestre em: Ciências da Saúde

Dissertação: Distribuição Genética da Hb, G6PD e GSTpi em Populações Indígenas e a Suscetibilidade à Contaminação por Mercúrio,Ano de Obtenção: 2001.

Orientador:  Iris Ferrari.

Área de Atuação: Ciências Biológicas

Projeto de Pesquisa: Genotoxicidade de plantas medicinais utilizadas no controle da diabetes em Cáceres – Mato Grosso.

Currículo Resumido: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Genética e Microbiologia. (Texto informado pelo autor)

 

Fabiana Aparecida da Silva

e-mail: 

Doutorado em: andamento em Ciências da Saúde

Tese: Avaliação das mudanças de escolas médicas brasileiras: uma análise qualitativa

Orientador: Nilce Maria da Silva Campos Costa

Mestre em: Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Dissertação: Biometria em Anadontites trapesialis,Ano de Obtenção: 2008.

Orientador: Claudia Tasso Callil

Área de Atuação: Ciências da Saúde

Projeto de Pesquisa: Educação em saúde e desmistificação do corpo: nas interfaces da extensão à pesquisa

Currículo Resumido: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) , Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), linha de pesquisa Ensino na Saúde. Ocupa o cargo de Professora Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres, Departamento de Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Sociedade. (Texto informado pelo autor)

 

Fabiana Pereira Leite Lancelotti de Oliveira

e-mail: Fabiana Pereira Leite Lancelotti de Oliveira

Mestre em: Ciências Contábeis

Dissertação: Análise de Processos de Tecnologia da Informação (TI) no Monitoramento de Risco Ambiental,Orientador

Orientador: Adolfo Alberto Vanti.

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: Produto Ecológico: Diálogo entre pesquisa e extensão. / Caracterização citogenética e molecular da Piraputanga (brycon microlepis)

Currículo Resumido: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua, com dedicação exclusiva na função de professora lotada no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso de Tangará da Serra, Especialista em Educação Interdiciplinar, com experiência e ênfase em gestão pública,mestranda em Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Sinos – RS, doutoranda em Ciências Contabéis pela UNR – Universidade Nacional de Rosário na Argentina. (Texto informado pelo autor)

 

Fábio Cristiano Angonesi Brod

e-mail: fabiocabrod@gmail.com

Doutorado em:  Ciências dos Alimentos

Tese: Purificação e caracterização bioquímica de lipase recombinante de Staphylococcus xylosus e esterase recombinante de Lactobacillus plantarum, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Ana Carolina Maisonnave Arisi. 

Mestre em: Ciências dos Alimentos

Dissertação: Detecção por PCR e Quantificação por PCR em Tempo Real de Soja Roundup ReadyTM em Proteína Texturizada de Soja, Extrato de Soja e Ingredientes Alimentares,Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Ana Carolina Maisonnave Arisi.

Área de Atuação:  Engenharia de Alimentos

Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de iniciadores espécie-específicos para análise da autenticidade de produtos cámeos utilizando a Reação em cadeia da Polimerase.

Currículo Resumido: Possui graduação em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos com ênfase em Análise de Organismos Geneticamente Modificados em Alimentos e Biologia Molecular. (Texto informado pelo autor)

 

Fabrício Schwanz da Silva

e-mail: 

Doutorado em: Engenharia Agrícola.

Tese: Propriedades físicas dos grãos de café para o projeto tecnológico de equipamentos e silos usando o equipamento de Jenike, Ano de obtenção: 2003.

Orientador: Paulo Cesar Corrêa.

Mestre em: Ciência e Tecnologia de Sementes.

Dissertação: Separador de cilindro alveolado no beneficiamento de sementes de cevada,Ano de Obtenção: 2000.

Orientador: Francisco Amaral Villela.

Área de Atuação: Engenharia de Alimentos

Projeto de Pesquisa: Análise da sustentabilidade da cadeia produtiva do cumbaru na Microrregião do Alto Pantanal Mato-grossense.

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1996), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é concursado como Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso ministrando disiplinas e realizando projetos nos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e de Engenharia de Alimentos. Professor permanente do programa de pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase nas áreas de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, secagem, propriedades físicas, sementes, grãos, alimentos, qualidade e meio ambiente. (Texto informado pelo autor)

 

Fernanda Aparecida Domingos Pinheiro

e-mail: fe_domingospinheiro@hotmail.com

Doutorado em: História

Tese:  Em Defesa da Liberdade: libertos e livres de cor nos tribunais do Antigo Regime português (Mariana e Lisboa, 1720-1819), Ano de obtenção: 2013.

Orientador: Silvia Hunold Lara.

Mestre em: História

Dissertação: Confrades do Rosário: sociabilidade e identidade étnica em Mariana – Minas Gerais (1745-1820),Ano de Obtenção: 2006.

Orientador: Mariza de Carvalho Soares.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: Entre a liberdade e a escravidão: os índios na expansão oeste da América Portuguesa

Currículo Resumido: Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Possui mestrado em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006) e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). É professora adjunta do Curso de História da Universidade do Estado do Mato Grosso. Tem experiência em História do Brasil Colônia, Organização e Prática de Arquivos e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, etnicidade, religiosidade e justiça. (Texto informado pelo autor)

 

Fernando Cezar Vieira Malange 

e-mail: fmalange@unemat.br

Doutorado em: Engenharia Elétrica

Tese: Rede Neuro-Fuzzy-Wavelet para Detecção e Classificação de Anomalias de Tensão em Sistemas Elétricos de Potência, Ano de obtenção: 2010.

Orientador: Carlos Roberto Minussi.

Mestre em: Ciências da Computação

Dissertação: Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa,Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Arthur Ronald de Vallauris Buchsbaum.

Área de Atuação: Ciências Humanas

Projeto de Pesquisa: Acesso e permanência no processo de expansão da da Educação Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Currículo Resumido: Possui doutorado em Eng. Elétrica – Automação pela UNESP de Ilha Solteira (2010), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialização em Educação a Distância pela UnB (2000) e graduação em Processamento de Dados pela UNESP de Bauru (1989). É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1993. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (Redes Neurais Artificiais) e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

 

Fernando Garcez de Melo

e-mail: garcezgyn@hotmail.com

Mestre em: Educação

Dissertação: Política do livro didático para o ensino médio: fundamentos e práticas,Ano de Obtenção: 2012.

Orientador: Maria Abádia da Silva.

Área de Atuação: Ciências da Saúde

Projeto de Pesquisa: O trabalho pedagógico nas Escolas de Futebol em Cáceres

Currículo Resumido: Possui graduação em Educação Física (2005) e especialização em Educação Física Escolar (2008), ambos pela Universidade Federal de Goiás. É Mestre em Educação: políticas públicas e gestão da educação básica pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação e Educação Física atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, esporte, livro didático, políticas públicas. Atualmente, é professor efetivo na Universidade do Estado de Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)

 

Fernando Selleri Silva

e-mail: selleri.br@gmail.com

Doutorado em: Ciências da Computação

Tese: Um Modelo para Garantia da Qualidade de Software: Combinando Maturidade e Agilidade, Ano de obtenção: 2015.

Orientador: Silvio Romero de Lemos Meira

Mestre em: Ciência da Computação

Dissertação: Uso de Representação de Conhecimento para Documentação em Metodologias Ágeis,Ano de Obtenção: 2009.

Orientador: Marcelo Blois Ribeiro.

Área de Atuação: Ciências Exatas e da Terra

Projeto de Pesquisa: Sistemas de Medição, Garantia da Qualidade e Melhoria Contínua em Ambientes de Processos Ágeis

Currículo Resumido: Possui doutorado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (2015), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), especialização em Produção de Software Livre pela Universidade Federal de Lavras (2006) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Professor do Curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres/MT. Tem experiência na área de Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Garantia da Qualidade; Metodologias Ágeis; Modelos de Maturidade; e Projeto de Banco de Dados. E experiência na área de Informática na Educação, atuando com Educação Escolar Indígena e Inclusão Digital. (Texto informado pelo autor)

 

Fernando Thiago

e-mail: 

Doutorado em: Administração

Tese: …

Orientador: Edson Keyso de Miranda Kubo

Mestre em: Ciências Ambientais

Dissertação: A Comunidade Quilombola do Cedro, Mineiros-GO: Etnobotânica e Educação Ambiental,Ano de Obtenção: 2011.

Orientador: Elias Renato da Silva Januário

Área de Atuação: Ciências Sociais Aplicadas

Projeto de Pesquisa: Estudo sobre Fatores Motivacionais de Servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso

Currículo Resumido: Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), possui especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e em Magistério do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e graduação em Administração pela Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (2003). Atualmente é Técnico Administrativo do Ensino Superior do Campus de Alto Araguaia da UNEMAT e Tutor de disciplina e orientador de TCC do Curso de Administração Pública da UAB/UNEMAT. Atua nos seguintes temas: Administração, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Educação do Ensino Superior e Ciências Ambientais/Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)

 

Flávia Braga Krauss de Vilhena

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: Tenho empreendido esforços na compreensão da relação entre o discurso e a prática das cartoneras latinoamericanas no âmbito do doutorado em Língua Espanhola, na Universidade de São Paulo. Possuo mestrado (2008) em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Mato Grosso e graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade de São Paulo (2005). Sou professora assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, onde tenho me dedicado principalmente aos seguintes temas: relações de poder no discurso editorial, professoral e oficial que sustentam o ensino de língua espanhola para brasileiros, análise de materiais didáticos, ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, constituição da subjetividade dos brasileiros aprendizes de língua espanhola e formação crítica de professorado. (Texto informado pelo autor)

 

A

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: 

 

A

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: 

 

A

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: 

 

A

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: 

 

A

e-mail: 

Doutorado em: 

Tese: 

Orientador: 

Mestre em:

Dissertação: 

Orientador: 

Área de Atuação:

Projeto de Pesquisa:

Currículo Resumido: