[Pós-Graduação 2011] Proporções de nitrato e amônio na produção e nutrição do BRS Paiaguás

Programa: Pós-graduação em Agricultura Tropical/Doutorado

Aluno/a: Fabiana da Rocha

Orientador/a: Walcylene Lacerda Matos Pereira Scaramuzza

Resumo: O cultivar BRS Paiaguás é uma forrageira do gênero brachiaria de lançamento recente no  mercado. A pesquisa relativa à nutrição mineral deste capim é escassa. O Nitrogênio (n) é o principal responsável pelo aumento da produtividade em plantas forrageiras, é essencial no desenvolvimento inicial e produção de massa seca, faz parte de aminoácidos, proteínas e clorofila.

Os íons NH₄⁺ (amônio) e NO₃⁻ (nitrato) são as principais fontes de absorção de n pelas plantas e a aplicação em proporções Desbalanceadas pode provocar alteração no crescimento e desenvolvimento da forrageira. Objetivou-se avaliar a produção e nutrição do BRS Paiaguás em função de diferentes proporções de NH₄⁺ e NO₃⁻ em solução nutritiva. O experimento está sendo realizado em casa de vegetação utilizando-se delineamento em blocos Casualizados, com quatro repetições.

As plantas serão submetidas a dois períodos de crescimento, nos quais estão sendo avaliados: emissão de folhas e perfilhos, produção de massa seca da parte aérea e de raízes, superfície e comprimento radicular, composição mineral, valor spad, redutase do nitrato. Na ocasião de cada corte As partes coletadas das plantas serão secas, moídas e levadas ao laboratório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *