[Pós-Graduação 2014] Uso de biocarvão em neossolos quartzarênicos em Mato Grosso sob cultivo de milho de segunda safra e seus efeitos sobre a microbiota do solo

Programa: Pós-graduação em Agricultura Tropical/Doutorado

Aluno/a: Heiriane Martins Sousa

Orientador/a: Eduardo Guimarães Couto

Resumo: O biocarvão é um carvão originado de biomassa de resíduos vegetais e animais, produzido a partir de sua queima em altas temperaturas sob pirólise. Têm se destacado como uma proposta eficaz no sequestro de carbono estável no solo, com propriedades para melhorar a saúde do solo, a retenção de água, e acredita-se que possui propriedades de ampliar a disponibilidade de microambientes para os micro-organismos e aumentar a diversidade microbiológica.

Porém, os estudos com o biocarvão foram introduzidos recentemente no Brasil e possui uma lacuna de conhecimentos a serem preenchidos, como a sua interação com os fatores bióticos, como exemplo a microbiota do solo, que possui grande importância na ciclagem de nutrientes, na nutrição de plantas e resistência a estresses.

Outro fator a ser explorado e um dos objetivos dessa pesquisa é avaliar o efeito do biocarvão no controle de Pratylenchus brachyurus, um nematoide muito prejudicial às culturas agrícolas, como exemplo a soja que é uma hospedeira vulnerável. Além do objetivo citado anteriormente, outro objetivo é avaliar o efeito da aplicação de diferentes fontes e doses de biocarvão sobre a microbiota do solo.

Para atender estes objetivos, esta pesquisa irá atuar em duas etapas: experimentos em casa de vegetação e experimento em campo, onde serão avaliados os atributos microbiológicos: carbono da biomassa microbiana, atividades enzimáticas e análises moleculares com extração de DNA e DGGE para avaliações da diversidade microbiológica, além das análises de extração e contagens de nematoides.

Esta pesquisa terá duração de 2 anos, as coletas de solos serão realizadas no plantio, florescimento e ao final do ciclo do milho. Após isso esperamos ter um conjunto de dados, onde poderemos inferir sobre o efeito do biocarvão sob a microbiota do solo e o controle de Pratylenchus brachyurus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *