Rede de Divulgação Científica

Este portal é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, a Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT e o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. O objetivo é reunir em um só espaço os projetos de pesquisas, resultados e os respectivos pesquisadores das três universidades. Com estas informações à mão, jornalistas, pesquisadores e demais interessados podem acompanhar o desenvolvimento dos projetos,  conhecer os resultados, as fontes de financiamento e a importância de cada estudo para o desenvolvimento regional. Os professores do Ensino Básico, por sua vez, podem utilizar os projetos como fonte de pesquisa sobre Mato Grosso, em diferentes áreas. A Coordenação Geral do projeto está a cargo do Prof. Dr. Dielcio Moreira, da UFMT. Pelo jornalismo da UFMT, coordena a jornalista Maria Santíssima de Lima. Pela UNEMAT, coordena a jornalista Lygia Cristina Menezes de Lima. Pelo IFMT, coordena a jornalista Juliana Michaela.

Para falar conosco, escreva para rederdccontato@gmail.com, ou ligue para as universidades: UFMT (o65) 3615.8330 / UNEMAT  (065) 3221 0021 / IFMT (065) 3616 4105.  Seguem nomes e currículos dos professores, servidores técnico-administrativos  e estudantes que atuam na produção dos textos deste portal.

 

Diélcio Moreira – UFMT

DIÉLCIO1

 

Graduado em Jornalismo, é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Educação pela Universität Siegen, Alemanha. Na UFMT é secretário de Comunicação e Multimeios, coordena o grupo de pesquisa em  Comunicação e Cultura Científica, responsável por pesquisas e trabalhos de divulgação científica e de jornalismo científico, coordena esta Rede de Divulgação Científica, é editor da revista impressa UFMT Ciência e da revista digital Fapemat Ciência.

 

 

 

 

Maria Santíssima de Lima – UFMT

Foto - Santíssima

 

Coordenadora de Jornalismo e Imprensa da UFMT. Graduada Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), reside em Cuiabá desde 1984. Atuou na imprensa local até 1988, quando ingressou, por concurso público, na UFMT. Integra a Câmara de Extensão da UFMT e a Comissão Insterinstitucional de Controle da Dengue no Campus, representando a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) e o Conselho Editorial da Editora Universitária (EdUFMT), como membro do segmento técnico-administrativo.

 

 

Selma Alves – UFMT

Foto Selma

 

Jornalista concursada, atua na Coordenação de Jornalismo e Imprensa da UFMT desde 2003. Graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Comunicação e Recepção, reside em MT desde 1985. Atuou nos principais veículos de comunicação de MT, nas assessorias de comunicação da prefeitura de Cuiabá e do governo do Estado. Foi professora de jornalismo no Instituto Varzeagrandense de Educação (IVE). Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso.

 

 

 

 Maria Liete Alves Silva – UFMT

Graduada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso na linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atua como jornalista na SECOM/UFMT e como pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT). Participa das redes de educação ambiental REMTEA, REBEA e Rede Lusófona de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Comunicação, Arte, Educomunicação, Educação Ambiental, Educação a Distância e Meio Ambiente.

 

Javier Eduardo López Díaz – UFMT

FOTO JAVIER1

 

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). É professor da UFMT desde 1998, atualmente ministrando aulas para as habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Publicitária, Design de marcas, Branding, Design de sinalização, pictogramas e gráfico; Diagramação editorial e para editorial e design de artesanato.

 

 

Jessica da Graça – UFMT

Foto Jéssica1

 

Publicitária graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2011. Técnica administrativa concursada, com ingresso na UFMT em 2004, tendo atuado na Secretaria da Reitoria, como assistente em Administração e na Chefia. Atualmente desempenha funções de secretaria e de supervisão de Design da Secretaria de Comunicação e Multimeios da UFMT.

 

 

 

 

Lygia Cristina Menezes de Lima – Unemat

LYGIA LIMA

 

Graduada em Jornalismo pela UFMT (1997) e em História pela Unemat (2009), possui especialização em Administração de Marketing – Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Rondonópolis. É jornalista concursada na Unemat desde 2005, e atualmente responde pela Assessoria de Comunicação da Unemat.  Tem experiência em assessoria de imprensa de políticos, prefeituras e instituições privadas.

 

Hemília Maia – Unemat

Hemília

 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Barra Mansa UBM, possui especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é assessora de comunicação da Unemat.

 

 

 

Deivid Sulzbacher Fontes – Unemat

DEIVID FONTES

 

Cinegrafista e Editor de imagens desde 2000. Lotado na Assessoria de Comunicação da Unemat – 2005. Sendo responsável pelo setor de Artes e Publicações da Unemat. Graduado em Licenciatura em Computação em 2011.

 

 

 

Moisés Ribeiro de Oliveira – Unemat

MOISÉS RIBEIRO

 

Cinegrafista e fotografo de eventos desde 1990. Concursado na Unemat como cinegrafista desde fevereiro de 2006, graduado em Licenciatura Plena em Geografia em 2009, atualmente desempenha a atividade de fotógrafo na Unemat.

 

Nataniel Zanferrari – Unemat

RDC

 

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cursando MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Possui experiência em radiojornalismo e impresso, e atualmente é assessor  de comunicação da Unemat, reitoria.

 

 

 

Rangel Gomes Sacramento – Unemat

RANGEL

 

Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso, conclusão em 2012. Curso técnico em redes de computadores pelo IFMT (Instituto Federal de Cáceres), concluído em 2010. Trabalha na Unemat desde 2011 como designer gráfico, sendo responsável pela criação de layouts de folders, banners, certificados, logotipos, cartilhas informativas, artes gráficas em geral dos eventos da universidade.

 

 

 

 

Sérgio Ney Faria Leite – Unemat

Sérgio Leite

 

Técnico em informática, formado desde 2002 pelo IFMT (antiga Escola Agrícola). Radialista desde 1987, atualmente à frente de um programa noturno na Rádio Club FM de Cáceres – 103,1 e sendo o responsável pelas gravações e produções da Rádio Web da Unemat.

 

Juliana Michaela – IFMT

Juliana1

 

Formada em Jornalismo pela UFMT, com pós-graduação Lato Sensu/MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como assessora de imprensa da CCN PRESS Soluções Corporativas, Prefeitura Municipal de Juína, Câmara Municipal de Cuiabá e no antigo CEFET-MT, repórter nos veículos: Diário de Cuiabá, Folha do Estado, Correio Várzea-grandense, Midia News, Portal Terra (correspondente) e sites O ECO e Comunidade Segura. É  assessora de comunicação da reitoria do IFMT.

 

 

 

 

Jones de Arruda Martinho – IFMT

jones - cuiabá

 

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMT, especialização em Gestão da Comunicação Publica e Responsabilidade Social pelo Instituto Várzea-grandense de Educação. Curso de Extensão em Jornalismo Cientifico pela UFMT. Jornalista concursado do Instituto Federal de Mato Grosso com atuação no campus Cuiabá.

 

Edna Pedro – IFMT

 

foto edna_copy

 

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (1999). Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública e Jornalismo Científico. Em mais de 10 anos de profissão, já atuou como jornalista, editora de webjornalismo, assessora de comunicação, repórter, apresentadora e produtora de TV, consultora de comunicação em instituições como Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco e Câmara Municipal de Cuiabá.

 

 

Telma da Silva Aguiar – IFMT

Telma

 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Alves Faria (ALFA), em Goiânia (GO). Possui Pós-graduação Lato Sensu  (Especialização) em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), concluída em 2011. Atualmente atua como assessora de imprensa do IFMT – Campus de Confresa.

 

Bolsistas/ Estagiários

 

Daniel Massaki Morita – UFMT

Estudante de Jornalismo na UFMT. Atua na produção jornalística científica da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso. É membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais”. Participou do projeto boletim, onde escrevia sobre saúde, políticas de saúde e afins. 

Edyeverson Hilário – UFMT 

Edyeverson

Graduando do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFMT. É membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais” e atua na produção jornalística científica da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso.

 

Gabriel Soares Barbosa – UFMT

foto RDC

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFMT. É membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais”. Fez parte da equipe da revista científica eletrônica Fapemat Ciência e hoje atua na produção jornalística científica da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso.

 

 

Isadora Aguiar Veloso – UFMT

Isadora currículo

 

Graduanda no curso de Jornalismo pela UFMT. Fez parte do grupo de pesquisa “Comunicação Social e Educação Popular para Jovens: um desafio para o SUS”. Atualmente estagia na Coordenação de Jornalismo e Imprensa da UFMT, é membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais” e atua na produção da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso.

 

 

 

Joycy Ambrósio da Silva – UFMT

Joycy

Graduanda do Curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. É membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais”, executado em três cidades pantaneiras. Atua na produção jornalística científica da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso.

 

 

 

Karoene Mara Rodrigues – UFMT

foto RDC

Graduanda de Jornalismo pela UFMT. Fez parte do grupo de pesquisa “Comunicação Social e Educação Popular para Jovens: um desafio para o SUS”. Atualmente estagia na Coordenação de Jornalismo e Imprensa da UFMT e é membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais”. Atua na produção jornalística científica da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso.

 

Lohaine Lohmann – UFMT

rdc

Graduanda do Curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso. É membro do grupo de pesquisa-ação “Tocando o Futuro: o mundo vivido e o mundo imaginado nas imagens feitas por crianças e jovens estudantes de áreas rurais”. Atua na produção de vídeos para a Rede de Divulgação Científica.

 

 

 

Priscilla Cardoso – UFMT

DSC04696

Graduanda do curso Publicidade e Propaganda pela UFMT. É membro do projeto de pesquisa “Comunicação Social e Educação Popular para Jovens: um desafio para o SUS”, ligado ao Núcleo de Comunicação, Infância e Juventude – NECOIJ, desde 2010. Voluntária de Iniciação Científica (VIC) há dois anos, atua na área de pesquisa operando software de pesquisa qualitativa. Atualmente participa das equipes de Design e Marketing da Secretaria de Comunicação e Multimeios/SECOMM – UFMT.