Reitora recebe visita de representantes da Universidade de Tokai

Nessa manhã de segunda-feira (15), a comitiva composta pelo professor Naoto Yoshikawa, vice-reitor para Iniciativas Globais e Koji “Jet” Nakamura, diretor do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Tokai, Japão, visitaram a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conversaram com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e o secretário de Relações Internacionais, professor Paulo Teixeira de Sousa Júnior.
Em pauta, as possibilidades de renovar as relações entre a UFMT e o Japão, por meio de intercâmbio científico e cultural, especificamente nas áreas de Tecnologia/Engenharia, Agronomia e Educação. A reitora descreveu, em linhas gerais, as características e peculiaridades do Estado, principalmente a confluência de três biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. “Mato Grosso tem muitas potencialidades em pesquisa tecnológica, nas áreas de meio ambiente e agricultura”, comentou Maria Lúcia.
Por sua vez, o secretário relembrou a excelente experiência com a Universidade de Tokai no projeto “Formação de Professores pelo Acordo Brasil-Japão”, que encerrou-se em 2013.
A reitora considerou que, no cenário atual, a internacionalização se tornou um eixo estruturante e estratégico nas universidades, mas ponderou acerca da situação econômica do Brasil. “Uma universidade forte é uma universidade que tece redes de intercâmbios e pesquisas. Estamos à disposição para parcerias, cooperações técnicas e construção de redes de pesquisa. Porém, precisamos buscar outras alternativas de fomento já que estamos passando por crise econômica e mudança de governo federal ”, afirmou.
Os visitantes japoneses demonstraram-se abertos a buscar novas alternativas para que a parceria continue e para tanto propuseram iniciar as negociações para estabelecimento de novo acordo de cooperação internacional entre ambas as instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *